Dicas

Ovos. Qual o seu preparo favorito?

como preparar ovos

Nossos antepassados domesticaram pássaros há mais de 5.000 anos e, desde então, o ovo é um dos alimentos mais consumidos pelos humanos no mundo todo. Quase uma unanimidade, os ovos entram de diversas maneiras em nossa alimentação e transitam deliciosamente do café da manhã ao jantar. Versáteis, podem ser o protagonista da refeição ou virar um incrível acompanhamento, além de ser um grande coringa na hora de criar uma cardápio.

Brancos ou Vermelhos?

Qual a diferença entre os ovos vermelhos e brancos e qual tipo você deve comprar? Talvez você já tenha feito essa pergunta e resposta é uma só: a única coisa que não é idêntica aos ovos brancos e vermelhos é a sua cor.

Os ovos brancos são colocados por galinhas com penas brancas e ovos vermelhos são colocados por galinhas castanhas ou vermelhas. É isso. Não há diferença perceptível no gosto ou na qualidade. Se há alguma diferença de fato entre ovos ela fica entre os comuns e os orgânicos – estes sim, mais saudáveis e naturais.

Mil maneiras

Por serem increvelmente versáteis, ovos podem ser preparados de tantas maneiras quanto nossa imaginação permitir. Eles dão liga em diversos preparos, são responsáveis por dar forma a diversas sobremesas e ganham fãs no mundo todo ao serem consumidos em suas formas mais comuns. Vamos a elas.

como preparar ovos

Frito, um clássico

Pode parecer que não há mistério em fritar um simples ovo. De fato, não há, mas alguns truques ajudam no resultado final:

  • Colocar água e usar a tampa
    Adicione 1 fio de azeite ou óleo ou 1 colher de manteiga, quebre o ovo, tempere com sal e deixe cozinhar em fogo alto até começar a tomar forma. Então, junte 1 colher (sopa) de água na frigideira e tampe! É como cozinhar no vapor, o que torna o cozimento mais uniforme.
  • Frigideira quente, mas não demais
    O ideal é que seja antiaderente para seu ovo ficar efetivamente perfeito. E o segredo é deixá-la quente antes de jogar o ovo, numa temperatura que a manteiga borbulha, mas não escurece.
  • Não ficar mexendo
    Isso pode fazer com que o cozimento seja desigual e sua gema acabe furando.

Dica: Usar manteiga clarificada (ghee) é uma boa opção.
Além da manteiga ser uma gordura ótima para cozinhar – pelo sabor e pelo aspecto que deixa na comida -, a versão clarificada (ou chamada de ghee) não tem a parte da lactose. Isso é vantajoso porque na hora de fritar o ovo, ela tem um ponto de queima mais alto e não vai deixá-lo com aquele aspecto torradinho.

como preparar ovos

Cozido do seu jeitinho

Tempo é tudo para obter um ovo cozido perfeito e o preparo ideal é possível observando uma sequência bastante simples.

Ovos que estavam na geladeira devem ser retirados com antecedência antes de serem levados ao cozimento. O ponto ideal é que ele esteja a 25ºC na hora que entrar em contato com a água, que deverá estar fervendo (100ºC). O tempo vai variar conforme o resultado final que você quer (dica: use um timer!):

  • Gema mole: 6 minutos
  • Gema cremosa: 9 minutos
  • Gema dura: 12 minutos

Passado o tempo que você quer, retire os ovos e coloque-os em uma tigela com água gelada. Isso freia o cozimento e evita que ele passe do ponto desejado. Bata delicadamente com as costas de uma colher para quebrar a casca e descasque com cuidado.

VOCÊ SABIA?
Para ovos cozidos e fáceis de descascar, tente adicionar uma colher de chá de suco de limão à água. O suco de limão não adicionará sabor mas facilitará a retirada da casca.

como preparar ovos
Mexidos e perfeitos

Um ovo mexido não é apenas um ovo mexido em uma panela! Eles devem ser macios e perfeitos e por isso pedem o uso da técnica adequada.

Para começar, bata rapidamente os ovos e algumas colheres de sopa de leite (1 colher de sopa para cada ovo grande) com um batedor por cerca de dois minutos, ou até que a mistura esteja uniforme e formando um tipo de espuma. O truque para ovos perfeitamente fofinhos está justamente nas bolhas de ar que são geradas nesta mistura!

Despeje sua mistura espumosa em uma frigideira, adicione sal e pimenta a gosto e cozinhe em fogo médio, mexendo ocasionalmente (mas não constantemente) das bordas para o centro, devagar, até que toda a mistura de ovos se solidifique – e lembre-se de desligar o fogo assim que isso acontecer para evitar que eles cozinhem demais e percam a cremosidade.como preparar ovos

Sua receita de omelete

Quase todo mundo tem uma receita favorita de omelete – da versão mais simples apenas com ovos e temperos às mais incrementadas com queijos, tomates e ervas. Vale lembrar que o ovo é o protagonista aqui e por isso deve ser a base da receita e não apenas uma liga para outros ingredientes. Menos é mais, principalmente neste caso.

Bata seus ovos com um batedor e adicione uma colher de sopa de leite para cada ovo para obter uma omelete mais macia. Tempere a seu gosto, aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de óleo ou uma colher de manteiga e despeje a mistura cuidadosamente.

O primeiro e mais importante passo para fazer uma omelete é a paciência – os ovos devem cozinhar em fogo alto nos primeiros segundos passando para médio-baixo logo em seguida. E você não deve tocar na mistura até que ela tenha se solidificado no fundo e esteja quase cozida, ou você acabará fazendo ovos mexidos, e não omelete!

Aqui vem a parte complicada: a virada! Passe uma espátula gentilmente nas bordas para soltar, certificando-se de que sua omelete não ficará presa na panela na hora de virá-la. Você pode tentar o método ousado, virando apenas com o movimento da frigideira (uau!) ou ir com mais calma, colocando um prato por cima da frigideira e virando-a. A omelete vai parar no prato e depois basta deslizá-la suavemente de volta para a frigideira, já do lado certinho. Parece complexo? Então nada de virar! Quando a mistura de ovos estiver durinha, use uma espátula para dobrar a omelete ao meio e sirva dobrada.

como preparar ovos
Pochê, pura técnica

Talvez não seja a preparação mais comum mas com certeza é a mais charmosa e a que exige mais técnica. Nada como um ovo pochê perfeitamente cozido que ao ser partido deixa escorrer a gema cremosa e brilhante. Para que isso aconteça, algumas dicas:

Antes de mais nada retire a parte mais líquida do ovo antes de começar a cozinhá-lo. O segredo para fazer isso é quebrar o ovo em uma peneira bem fininha e esperar pacientemente que o excesso líquido da clara passe pelos furinhos. Quando para de escorrer é porque está pronto para ser cozido.

Em uma frigideira funda coloque mais ou menos 5cm de água para ferver e junte uma colher de sopa de vinagre branco. Espere aquecer mas não deixe que a água ferva e entre em ebulição – a temperatura certa está entre 75°C e 85ºC. Deslize o ovo delicadamente sobre a água. Conte os minutos a partir do instante em que colocá-lo na água – são 6 minutos para uma gema perfeita e macia. Após este tempo. retire o ovo cuidadosamente com uma espátula e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de água. Depois, é só servir, temperando com sal e pimenta do reino moída na hora.

Agora que você sabe mais sobre esses preparos, confira nossa seleção de itens indispensáveis para preparar ovos incríveis.

Previous Post
21 de Fevereiro de 2018
Next Post
21 de Fevereiro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts