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O melhor dos sucos

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Com a chegada do verão eles voltam com tudo ao nosso dia-a-dia – os sucos realmente estão em alta! Fáceis de preparar, eles são refrescantes, hidratantes e nutritivos e aqui vão algumas dicas para incorporá-los à sua dieta sem esforço.

1. Organize
Se você quiser manter esse hábito saudável, é melhor torná-lo o mais fácil e acessível possível, certo? Tendo isso em mente, crie uma rotina de pré-preparo para seus sucos que vai deixar o processo todo muito mais simples. Lave bem suas frutas e verduras antes de guardá-los na geladeira. Se possível, pré-corte seus ingredientes também (cenoura, melão, beterraba, abacaxi, etc.) e guarde os cubos em potes herméticos ou sacos Ziploc na geladeira ou freezer. Lembre-se que caules, cascas e até mesmo algumas sementes podem passar por um espremedor sem nenhum problema. Se você tem um espremedor com uma boca larga pode muitas vezes utilizar frutas inteiras, tornando o seu trabalho ainda mais fácil.

2. Sem desperdício
Você sempre pode utilizar a sobra de polpa de frutas e legumes para compostagem mas, alternativamente, a polpa também pode ser incorporada em uma variedade de pratos, como sopas de legumes, hambúrgueres, bolos, bolinhos ou até mesmo almôndegas. Seja criativo e busque informações sobre aproveitamento integral de frutas e vegetais.

3. Aposte no sabor…
Verduras escuras como couve e acelga são os ingredientes mais saudáveis, mas nem todo mundo adora o sabor. O grande segredo? Uma maçã ou duas disfarçará quase completamente o gosto das folhas. Adicionar um ou dois elementos mais doces (maçãs, pêras e cenouras funcionam bem) pode fazer com que até mesmo o suco verde mais saudável pareça um smoothie doce e apetitoso. Quer ainda mais sabor? Um pouco de suco de limão fresco faz diferença em qualquer tipo de suco.

4. E na aparência também!
Sucos podem ter um resultado visual não muito agradável a depender dos ingredientes que você utilizar e nem todo mundo encara com prazer uma bebida esverdeada/cinza. Tente tornar seus sucos atraentes usando frutas e verduras que resultarão em cores mais vibrantes. Não esqueça que a apresentação é importante e afeta levemente o modo como seu paladar recebe o suco.

5. Tempere
Sim, o suco também! Adicionando uma pitada de um tempero em uma receita de suco você pode, não só trazer mais sabor, mas também fornecer benefícios adicionais para a saúde. Por exemplo, vários estudos mostram que a cúrcuma tem propriedades antiinflamatórias significativas, e acredita-se que a pimenta-do-reino ajuda na absorção de outros nutrientes. Canela pode trazer um sabor surpreendente ao seu suco e há vários estudos sugerindo que ela pode ter um efeito regulador sobre o açúcar no sangue. Comece com pequenas adições de um tempero que lhe parece interessante – uma pitada aqui e ali até encontrar o equilíbrio certo para o seu paladar. Ervas frescas também funcionam muito bem e agregam sabor e frescor – alecrim, manjericão e hortelã fazem bonito em qualquer suco.

6. Consumo rápido
É verdade que o suco começa a perder seus nutrientes depois de ter permanecido em temperatura ambiente por algum tempo, por isso a dica é consumi-lo assim que estiver pronto. Se você não pode beber imediatamente, coloque-o em uma jarra hermética e guarde na geladeira por apenas 24 horas.

7. Orgânicos
Quando prepara um suco você está consumindo frutas e vegetais in natura e tirando o melhor destes ingredientes, certo? Por isso, é provável que incluir toxinas e pesticidas não esteja nos seus planos. Procure comprar orgânicos sempre que possível e fique de olho nas safras para comprar sempre o melhor da estação – além de economizar!

Agora é só separar seus ingredientes favoritos e começar já este hábito super saudável. Mas lembre-se de não consumir todas as suas frutas e vegetais desta maneira. Os sucos não têm fibras – que aumentam a saciedade e ajudam a melhorar a saúde cardíaca e digestiva – por isso é importante comer fruta ou verdura também. Além disso, como você tem que usar uma quantidade muito maior de frutas e vegetais para fazer um copo de suco do que você normalmente come, você obterá doses mais altas de micronutrientes e fitoquímicos, mas também obterá mais açúcar e calorias, sem a fibra que ajuda a retardar a absorção desse açúcar. Você pode minimizar a quantidade de açúcar que obtém bebendo principalmente sucos de vegetais – couve, pepino e aipo são vegetais com baixo teor de açúcar que são deliciosas opções para fazer suco.

Confira nossa seleção para preparar e servir sucos incríveis.

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10 de janeiro de 2019
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