Dicas

O alho é protagonista

alho_confit

Muito além de ser a base de temperos e refogados ou de espantar vampiros, o alho também pode ser o protagonista de uma receita muito simples e saborosa: o alho confit.
O confit é um tipo de cozimento de alimentos em gordura, em que se emprega baixa temperatura e por uma duração maior para não prejudicar a cadeia de fibras do alimento que é cozido. Esse método oferece maciez e textura ao alimento e é uma técnica tão eficaz quanto antiga.

Maneiras de utilizar o alho confit

Asse ou grelhe legumes e finalize na hora de servir com uma colherada de alho macio.
Espalhe os dentes de alho confitados sobre pão torrado ou crostini com queijo. O queijo de cabra é uma ótima opção para acompanhar o sabor do alho.
Utilize o alho confitado em um sanduíche ou pizza.
Adicione-o alho em uma massa de legumes – uma ótima opção é uma massa fresca com tomates e manjericão, finalizada com o alho confitado.
Amasse alguns dentes de alho confitado em qualquer purê de vegetais para dar um sabor excepcional. Um purê de grão-de-bico fica perfeito com uma colher de confit de alho.
Corte os dentes à metade e em uma salada de tomate, manjericão e salada de pão torrado.
Adicione alho confitado a molhos e sopas.
Use a parte de trás de um garfo para amassar os dentes em uma pasta. Adicione o alho amassado em iogurte grego ou na ricota para fazer uma pastinha rápida que acompanha muito bem pães e torradas como aperitivo.  Se desejar, adicione ervas à mistura e finalize com um azeite extra virgem.

Fique atento

O alho é um vegetal de baixo teor ácido. Quando é armazenado incorretamente no óleo (sem oxigênio) e em temperaturas quentes (à temperatura ambiente), ele pode produzir uma toxina que causa o botulismo. É muito importante manter o confit de alho sempre refrigerado. Use um pote de vidro limpo com fechamento hermético para armazenar confit de alho. Esfrie o alho confitado e o óleo e refrigere-o imediatamente. Se armazenado corretamente, ele pode se manter por até três semanas no refrigerador.

INGREDIENTES

1 xícara de azeite
24 dentes de alho descascados (clique para ver uma seleção de descascadores super práticos)

MODO DE PREPARO

Aqueça o óleo em uma panela pequena em fogo médio a baixo. Adicione o alho. Cozinhe em fogo muito baixo até ficar macio, cerca de 1 hora (não é preciso dourar!). Mantenha refrigerado e completamente coberto de óleo. Use sempre uma colher limpa para remover o alho do recipiente.

como fazer alho confit

 

Você sabia?
Como um dos cultivos mais antigos do mundo, o alho era um alimento básico no antigo Egito. Os construtores das pirâmides devoraram alho, acreditando que lhes dava resistência e força física.

Previous Post
24 de agosto de 2017
Next Post
24 de agosto de 2017

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts