Receitas Vegetais

Molho de Tomate perfeito

molho de tomate

O molho de tomate é uma das primeiras coisas que qualquer cozinheiro deve aprender a fazer – ele tem mil utilidades na cozinha, é fácil de preparar, conserva-se muito bem e ganha em sabor das versões industrializadas. Segredo não há, mas alguns truques e a escolha certa dos ingredientes farão do seu molho um espetáculo a parte.

O tomate
Fresco, natural e maduro, de preferência do tipo italiano, mais adocicados que as versões nacionais – assim devem ser os tomates para molho.

Para começar, o ideal é branquear o tomate – água fervente por um minuto e depois água fria. Retire a casca com cuidado e parta para retirar as sementes. Para obter um molho lisinho uma boa dica é utilizar um Passa Tomate, que vai dar esta textura suave de uma maneira super prática.

Cebola e Alho
Não há consenso sobre a utilização dos dois em um molho de tomate clássico. Quem ama, pode usar sem medo – a cebola traz dulçor ao molho e o alho com tomate é também um casamento perfeito.

Ervas aromáticas
Uma surpreendente variedade em oferta aqui: alecrim, manjericão, salsa, sálvia, tomilho… todos fazem bonito mas o manjericão talvez tenha nascido para isso: adicionar um sabor mediterrâneo, perfeito quando o assunto é molho de tomate. O alecrim deve ser usado com parcimônia, já que seu gosto é mais pronunciado. Cenoura e aipo também tem seus fãs e funcionam bem em um molho mais pedaçudo e encorpado, como um ragu.

Tempo de cozimento
Para fazer um bom molho de tomate você pode cozinhar os tomates por um tempo muito curto ou deixá-los borbulhar por pelo menos 40/50 minutos, porque eles só começam a liberar seus sucos ácidos após cerca de 10 minutos, e estes leve pelo menos meia hora para evaporar. Assim, se você tem em mãos tomates extremamente bons, tudo que eles precisam é um breve calor (ou nenhum) para se transformarem em um molho delicioso. Já para tomates comuns, um cozimento de cerca de 50 minutos trará o resultado desejado.

Se estiver fazendo grandes quantidades para armazenar (uma ótima ideia!), despeje em potes esterilizados e leve à geladeira ou congele. Ele dura 3 meses no freezer.

Ingredientes

800g de tomates maduros
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de açúcar
3 hastes de manjericão fresco

Modo de Preparo

Se usar tomates frescos, coloque-os em uma panela de água fervente e deixe por cerca de um minuto, até que as peles se dividam. Levante e descasque, depois corte grosseiramente. Use o passa tomates se preferir.

Aqueça o azeite em uma panela média em fogo médio-baixo e adicione a cebola picada. Cozinhe por cerca de cinco a sete minutos, até começar a ficar transparente. Junte o alho e cozinhe por mais dois minutos.

Junte os tomates, adicione o açúcar e as hastes do manjericão, reservando algumas folhas. Tempere levemente com sal a gosto.

Leve para ferver, em seguida, abaixe o fogo e deixe ferver por 45 minutos, mexendo ocasionalmente, até engrossar.

Teste o tempero, adicione as folhas de manjericão rasgadas e regue com um pouco de azeite extra-virgem antes de servir.

Previous Post
29 de maio de 2018
Next Post
29 de maio de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts