Dicas

Mesa Posta

Sentar-se para uma refeição formal em uma mesa devidamente arrumada pode causar um pouco de ansiedade. Qual garfo usar primeiro? Esta é a colher de sobremesa ou é para sopa? Isso pode ser igualmente desafiador se você for o anfitrião ou anfitriã encarregado de preparar a mesa para este serviço. Muitas pessoas ficam um pouco confusas na hora de organizar os talheres e outros itens, então, algumas dicas básicas podem acabar com o mistério e também ajudar todos a se sentirem bem quando se sentam para uma refeição mais formal.

mesa_posta

  • Sempre trabalhe de fora para dentro. Isso significa que o garfo no extremo externo será o primeiro a ser utilizado e o mesmo se aplica a objetos de vidro e talheres.
  • Garfos aparecem à esquerda dos pratos e facas à direita. Se uma colher de sopa estiver sendo usada, ela estará na extrema direita das facas.
  • Itens de sobremesa ficam acima dos pratos. O garfo estará voltado para a direita. A colher de sobremesa estará voltada para a esquerda.
  • O guardanapo será colocado na extremidade esquerda, a menos que uma dobra de guardanapo decorativa seja usada. Ele também pode ser colocado no prato, se não houver comida nele.
  • Se o pão e a manteiga forem servidos, um prato separado e uma faca de manteiga estarão sobre a mesa no canto superior esquerdo.
  • As louças são empilhadas de acordo com o serviço. O prato principal estará na parte inferior; salada, aperitivo e tigela de sopa serão empilhados em conformidade com o serviço no topo.
  • Em termos de copos de bebidas, geralmente o copo de água é o copo com aros maiores e fica à esquerda, enquanto é colocado no lado direito da configuração da mesa. Vinho branco e taças de vinho tinto estarão ao lado dele. Outros itens como taças flûte, de conhaque ou licor também podem ser dispostas da mesma maneira.
  • A xícara de café e o pires podem ser incluídos para uma refeição um pouco menos formal.

Estas são algumas regras básicas mas, a menos que a ocasião peça e seja imprescindível, não é necessário segui-las tão rigidamente. No entanto, em uma mesa bem posta comer torna-se uma experiência agradável, não apenas uma tarefa que deve ser repetida três vezes ao dia. Pensando nisso, muito além de disposição de pratos, copos e talheres, melhor ainda é ter uma mesa agradável – flores frescas, pequenos arranjos, guardanapos delicados, velas… tudo isso transforma ainda mais o ato de comer e deixa o momento perfeito. Além disso, nada impede que uma mesa ganhe um toque divertido ainda que a ocasião seja um pouco mais formal. Lembre-se: um pouco de criatividade na escolha da louça e dos arranjos trazem personalidade à mesa.

Inspire-se!

Quer itens incríveis para sua mesa? Confira nossa seleção Mesa Posta.

 

Previous Post
17 de setembro de 2018
Next Post
17 de setembro de 2018

Os comentários estão desabilitados.