Massas Receitas

Massas coloridas

Já sabemos que fazer massa a partir do zero não é tão difícil ou complicado (aqui já tem receita!), mas e aquelas lindas massas coloridas? Elas podem até parecer mais complexas, mas na verdade com exceção de algumas pequenas preparações extras, o processo é praticamente idêntico a fazer massa fresca comum. Geralmente a cor da massa é resultado do agente aromatizante – ele pode ser feito com corantes ou com ingredientes naturais como cenoura, beterraba, cúrcuma, curry, espinafre, ervas, tinta de lula e até cacau em pó.
O sabor dos agentes aromatizantes é na maioria das vezes bastante suave, portanto o que ganhamos com as massas coloridas é basicamente aquele visual incrível, além da adição de certos nutrientes, no caso de usar vegetais em seu preparo.

Quase sempre o processo começa preparando seu agente colorido. Vamos ver como preparar massa negra (com tinta de lula), massa verde (com espinafre) e massa rosa (com beterraba).

A proporção da massa é: para cada 100gr de farinha de trigo, 1 ovo.massas_coloridas

(veja nossa seleção de liquidificadores!)

Depois de preparado o ingrediente que vai dar cor à sua massa, siga o preparo comum: Despeje a farinha na bancada, faça um buraco no meio e junte o ovo batido e 1 pitada de sal. Usando um garfo ou a ponta dos dedos, gradualmente comece a empurrar a farinha na poça de ovo. Você vai continuar adicionando farinha até que não faça mais sentido usar o garfo – a massa ficará úmida e grudenta. Continue a misturar bem com as mãos, até que seja possível formar uma bola com a massa. Agora é hora de começar a sovar muito bem a mistura para que o glúten desenvolva sua elasticidade e deixe-a macia.

Para sovar, basta pressionar a palma da mão na massa, empurrando para frente e para baixo. Gire a bola 45 graus e faça novamente. Vá adicionando farinha aos poucos, se necessário. Continue o movimento até que a massa esteja uniforme. Se a massa estiver seca demais, pode ser preciso adicionar um pouco de água – neste caso, use um borrifador para evitar adicionar água demais.

Agora é hora da massa descansar. Forme uma bola com a massa, envolva-a em filme plástico e leve ao refrigerador por, pelo menos, 30 minutos.

O restante do processo é por sua conta: abrir a massa com uma máquina ou rolo de macarrão e cortar no formato desejado. Pronto! Agora é só cozinhar normalmente e escolher o molho de sua preferência.

massas_coloridas

Clique aqui e veja nossa seleção de itens indispensáveis para preparar massa caseira.

Previous Post
9 de outubro de 2018
Next Post
9 de outubro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts