Acontece Caldos e Cremes Receitas

Lamen

Querido do outro lado do mundo, o Lamen conquistou de vez os ocidentais e ganha cada dia mais destaque em restaurantes de grandes cidades. Originalmente chinesa, a receita barata e fácil de reproduzir se popularizou no Japão principalmente após a Segunda Guerra Mundial e então ganhou o mundo.

O Lamen (se pronuncia Ramen) nada mais é do que um bowl com caldo, macarrão oriental e acompanhamentos. A receita é versátil e permite diferentes variações – desde o tempero do caldo, passando pelos acompanhamentos e até o tipo da massa – e não tem mistério no preparo.

Tipos de Lamen

Geralmente eles se dividem de acordo com o tipo de tempero utilizado para preparar o caldo – basicamente eles podem ser temperados com sal (Shio), com soja (Shoyu) ou com um fermentado de soja e arroz (Misô). Os caldos podem ser industrializados ou preparados em casa à base de ossos, carnes e vegetais e também se diferenciam pela concentração: os Kotteri são caldos mais grossos, gelatinosos e cheios de gordura e proteína, com longo tempo de cocção, já os Assari por sua vez, são caldos mais claros e leves, bem fininhos, preparados com legumes, algas e peixes.

Como preparar

Você precisará de:
Uma massa de macarrão oriental (hosomen, somen, udon ou soba).
Uma base de caldo de carne e vegetais.
Acompanhamentos diversos (que podem ser carnes, vegetais, algas, ovos).

lamen
Comece pelo caldo. Você pode preparar um caldo base com frango desfiado, pedaços de osso de galinha, alho, cenoura, cebola, gengibre, molho shoyu (ou sal) e água. Coloque os ingredientes na panela, deixe ferver, tire a primeira espuma produzida com a ajuda de uma escumadeira e depois cozinhe por aproximadamente 5 horas.

Ferva em seguida o macarrão e retire da água antes de ficar muito macio. Coloque em um bowl, cubra com o caldo quente preparado e adicione os acompanhamentos que desejar – carnes (em geral, lombo de porco, mas frutos do mar e massa de peixe prensada também são deliciosas opções), ovo (cozido ou poché, o que importa é a gema molinha, para escorrer e juntar-se ao caldo), algas (pode ser nori ou wakame, inteiras no canto ou picadinhas por cima), brotos (de bambu e de feijão são os mais comuns) e vegetais (cenoura, vagem, cebolinha, nirá, milho e o que mais o coração mandar).
Sirva quente.

lamen

Você Sabia?
O lamen também é o protagonista dos filmes Lamen Shop, coprodução entre Japão, Cingapura e França que conta a história de um jovem cozinheiro japonês que trabalha na casa de lamen da família e que, com a morte do pai, sai em uma jornada em busca das raízes da família; Ramen Heads, documentário japonês que retrata a abordagem obsessiva dos chefs na criação do lamen perfeito e Ramen Kuitee! (Coma lamen!), criado como mangá e transformado em longa mostra como o lamen transformou a vida de três personagens.

Confira nossa seleção de bowls para servir.

Previous Post
18 de outubro de 2018
Next Post
18 de outubro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts