Receitas Vegetais

Hambúrguer vegano

hamburguer vegano

Uma pesquisa feita pelo IBOPE por dois anos consecutivos indicou que no Brasil 8% da população se declara vegetariana (2012). Atualmente isto corresponderia a 16 milhões de vegetarianos, adotando o pressuposto conservador de que esta porcentagem não aumentou.

Não há pesquisa no Brasil sobre o número de veganos. Porém, se considerarmos a porcentagem de veganos (dentre vegetarianos) em países em que pesquisas recentes foram conduzidas teremos um número na casa dos 16 milhões de brasileiros vegetarianos dos quais cerca de 5 milhões seriam veganos.

Não há dúvidas de que esse número vem crescendo e a alimentação sem origem animal ganha cada dia mais adeptos. Muitas receitas tem sido criadas e adaptadas por este público e esse hambúrguer feito a base de lentilhas é uma delas. Delicioso, prático e vegano.

INGREDIENTES

1 xícara de lentilhas secas
2 1/2 xícaras de água
1/2 xícara de manjericão fresco
1/2 colher de chá de sal
1 colher de sopa de azeite
1/2 cebola média, cortada em cubos pequenos
1 cenoura ralada
1 colher de chá de pimenta calabresa
1 colher de sopa de molho de soja
3/4 xícara de aveia em flocos
3/4 xícara de pão ralado ou farinha de rosca

MODO DE PREPARO

Cozinhe as lentilhas na água com o sal por cerca de 45 minutos. As lentilhas deverão ficar bem macias e água terá secado – se for necessário acrescente um pouco mais de água durante o processo. Com um amassador, amasse ligeiramente as lentilhas cozidas e reserve.
Frite as cebolas e a cenoura no azeite até ficar macio – levará cerca de 5 minutos.
Em uma tigela, misture os ingredientes cozidos com a pimenta, o molho de soja, o manjericão, a aveia e a farinha de rosca (ou pão ralado). Misture bem, formando uma massa homogênea.
Molde os hambúrgueres do tamanho desejado e frite-os em um fio de azeite em frigideira antiaderente por 1-2 minutos de cada lado ou asse a 200°C por 15 minutos em uma assadeira forrada com tapete de silicone.

Você Sabia?
Já existem no Brasil cerca de 240 restaurantes vegetarianos e veganos, além de um boom de lançamentos de pratos e lanches veganos em restaurantes e lanchonetes não-vegetarianas.

 

Previous Post
12 de Março de 2018
Next Post
12 de Março de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts