Drinks e Coquetéis Receitas

#FestaJunina – Quentão

receita de quentao

Feito sob medida para aquecer as noites frias, a origem do quentão não é exata. A bebida fumegante teria sido criada no interior de Minas Gerais e São Paulo, especialmente para as festas que homenageiam os santos juninos, mas também existem estudos apontando que a origem dessa bebida pode estar relacionada com o ciclo da cana-de-açúcar, ainda nos primeiros anos de colonização.
Independente do autor, a receita é sucesso nas Festas Juninas e perfeita para as noites frias de inverno. Fácil de preparar, ele é tradicionalmente feito com cachaça, açucar, gengibre e especiarias, mas pode sofrer variações de acordo com a região, ganhando adição de lascas de cítricos como laranja e limão, que conferem ainda mais aroma e personalidade.

Mas já que a cachaça é a estrela da bebida, vale a pena caprichar na escolha. Prefira as de alambique e de procedência garantida – o endereço do fabricante, o lote da bebida e outras informações legais do rótulo devem estar obrigatoriamente presentes, indicando que aquele alambique está atento aos procedimentos mínimos de regularização. O terroir também garante a compra de uma boa bebida – Salinas (MG), Paraty (RJ) e o Sul do Brasil são regiões que têm se destacado na produção de Cachaças Artesanais de qualidade. A Paraíba e a Bahia, também produzem rótulos de qualidade.

Então, separe os ingredientes e aposte no quentão!

INGREDIENTES

3 xícaras (chá) de cachaça
2 xícaras (chá) de água
1 ½ xícara (chá) de açúcar
1 colher (sopa) de gengibre ralado (um pedaço de cerca de 3 cm x 3 cm)
casca de 1 laranja
casca de 1 limão
2 ramas de canela
5 cravos-da-índia

MODO DE PREPARO

Em uma panela média, coloque o açúcar, o gengibre ralado (confira nossa seleção de raladores!), as cascas de laranja e de limão, a canela e o cravo. Leve ao fogo médio e deixe cozinhar até o açúcar derreter completamente e formar um caramelo dourado – mexa de vez em quando para não queimar.

Retire a panela do fogo e regue com a água aos poucos. Cuidado: se a panela estiver muito quente o líquido pode borbulhar. Mexa delicadamente para misturar – não se preocupe se parte do açúcar endurecer, ele vai dissolver durante o cozimento.

Volte a panela ao fogo médio e misture a cachaça. Assim que começar a ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por 25 minutos.

Desligue o fogo e, com uma concha, sirva o quentão direto da panela e sirva a seguir em canecas ou copos de parede dupla.

Que tal acompanhar o quentão com um delicioso Bolo de Milho? Clique e confira.

Previous Post
19 de junho de 2018
Next Post
19 de junho de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts