Principais Receitas

É tempo de Fondue

fondue

Fondue é divertido e delicioso! A palavra significa “derretido” em francês e o prato é daqueles que juntam as pessoas ao redor da mesa, sem pressa – um programa perfeito para noites frias. Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a preparar fondue e se divertir!

Vamos começar…

A panela

Primeiro você precisará de uma panela para fondue – ou panelas, se estiver servindo mais de um tipo. A panela para fondue tem um queimador, um suporte e geralmente acompanha os garfinhos que são usados para mergulhar o ingrediente nela.
Metal ou cerâmica? Ambos! O metal (aço inoxidável, cobre ou ferro por exemplo) é usado para carne e frutos do mar, enquanto a cerâmica funciona bem para versões de queijo e chocolate.
Os garfos de fondue são de aço inoxidável com dois dentes e possuem alças longas que geralmente são codificadas por cores, para que os convidados não as misturem. Espetos de bambu podem ser usados no lugar dos garfos. Neste caso, se estiver preparando fondue de carne ou frutos do mar, mergulhe os espetos na água por cerca de 20 minutos antes de usar, para evitar queimaduras.
E não esqueça os acessórios! Bowls são essenciais para molhos e para servir as frutas – capriche na apresentação!

Mãos a obra!

Aqueça a mistura de queijo, óleo ou caldo de carne ou a mistura de chocolate em uma panela pesada no fogão antes de cuidadosamente transferir para uma panela de fondue.
Use os garfos de fondue apenas para fins de imersão. Transfira a comida molhada ou cozida para um prato antes de comer com um garfo de mesa – não coma diretamente do garfo de fondue pois ele geralmente está bastante quente!
Capriche na seleção de molhos e acompanhamentos. Parte da diversão do fondue é personalizar cada mordida. Para a versão de queijo ofereça variedades de pão, pretzels, fatias grossas de legumes, bem como os tradicionais cubos de pão firme. Na versão com carne vale apostar na variedade: bovina, suína, cordeiro, porco, frango e frutos do mar, como camarão descascado e vieiras são ótimas opções. Não esqueça de oferecer uma boa variedade de molhos salgados, como chutneys, vinagretes e molhos à base de queijos por exemplo – geleias também funcionam bem em versões de carnes bovina e suína.
Ao servir a versão de chocolate, aposte em frutas frescas e firmes, frutas secas, nozes, marshmallows, cocos torrados, raspas de chocolate e granulado, para que os convidados possam adicionar ainda mais doçura à sua garfada.

Fondue de Queijo

1 dente de alho, dividido ao meio
Queijo a sua escolha (gruyère, cantal, raclette e emmenthal são boas opções) ralado ou cortado em pedaços médios.
2 xícaras de vinho branco seco
1 colher chá de Kirsch (opcional)
2 colheres de sopa de amido de milho
Sal e pimenta a gosto

Esfregue o interior de uma panela média com metade do dente de alho. Use a outra metade para o interior do pote de fondue. Aqueça o queijo e o vinho na panela em fogo baixo, mexendo sempre. É importante aquecer o queijo e o vinho lentamente para que não queime. Quando começar a borbulhar e engrossar levemente, misture o kirsch e o amido de milho e acrescente a mistura à panela. Mexa para combinar e deixe cozinhar, mexendo, até engrossar. Tempere com sal e pimenta e transfira para a panela de fondue em fogo baixo.

Dicas:
A adição de álcool abaixa o ponto de ebulição para que as proteínas do queijo não coagulem, mas tenha sempre cuidado para não ferver!
Aqueça as misturas de queijo lentamente para que o queijo não fique borrachudo.
Cidra espumante, suco ou champanhe podem substituir o vinho branco em receitas de fondue de queijo.
Seja qual for o queijo escolhido, lembre-se que a qualidade dele é fundamental.
Se o fondue estiver muito grosso, aumente o calor, adicione um pouco de vinho e mexa vigorosamente.
Se o fondue estiver muito fino, misture 1/2 colher de chá de farinha ou amido de milho com uma quantidade igual de vinho, adicione à panela e mexa até engrossar.
Sobra de fondue de queijo pode ser utilizada como cobertura para batatas, legumes ou ovos. Sem desperdício!

fondue_chocolate

Fondue de Chocolate

2 xícaras de creme de leite fresco
500gr de chocolate meio amargo (ou uma mistura com chocolate ao leite)
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1 colher de sopa de conhaque

Coloque cerca de 4 centímetros de água em uma panela e deixe ferver lentamente. Coloque uma tigela em cima da panela e despeje o creme de leite e deixe esquentar. Enquanto isso, quebre ou pique o chocolate em pedaços pequenos. Quando o creme ficar quente ao toque, acrescente o chocolate e bata até ficar homogêneo. Junte a baunilha e o conhaque.
Despeje na panela de fondue e acenda o fogo do rechaud. Mantenha a chama baixa para não queimar.

Dicas:
Escolha um chocolate de qualidade – quanto melhores os ingredientes, mais notável será o seu fondue. Sempre derreta o chocolate em fogo baixo para não queimar.
Fica mais fácil administrar o ponto do chocolate se você derretê-lo primeiro no fogão e depois transferi-lo para a panela de fondue.
Mantenha água ou qualquer umidade longe do chocolate derretendo – o líquido afetará a estrutura molecular do chocolate, fazendo com que ele desenvolva uma textura granulosa.
Servindo frutas frescas para mergulhar? Passe os pedaços cortados em suco de limão para evitar a oxidação.

fondue_carne

Se animou? Então visite nossa loja online e confira todos os itens que você precisa!

Previous Post
4 de julho de 2019
Next Post
4 de julho de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts