Dicas

Dicionário de Cozinha: Bouquet Garni

bouquet_garni

Um dos segredos para adicionar sabor a sopas, cozidos e molhos é o bouquet garni, um punhado de ervas amarrado ou envolto em uma gaze que é adicionado à panela e depois removido antes de servir. Os responsáveis pela técnica são os franceses, que utilizam o bouquet garni em diversos preparos clássicos.
Em casa você pode tirar proveito da técnica para dar sabor a aroma a pratos com longo cozimento por exemplo.
bouquet_garni

O QUE USAR?

Um bouquet garni clássico é feito com 3 raminhos de salsa, 1 raminho de tomilho e 1 pequena folha de louro, mas ele também pode variar de acordo com a receita e as preferências do cozinheiro. Há versões com alho poró, sálvia, manjericão, alecrim, coentro, capim-limão, gengibre e alho.

COMO FAZER UM BOUQUET GARNI

Junte as ervas e utilize um pedaço de barbante culinário para amarrá-las de modo firme, para que nenhuma se solte na panela.
Se desejar, utilize um pedaço de gaze, formando uma trouxinha ou amarrando também com barbante. A gaze é uma boa opção caso esteja utilizando ervas secas, pimenta ou raspas.

Quando a receita estiver finalizada, use uma pinça ou concha para remover o bouquet garni e sirva normalmente. bouquet_garnibouquet_garni

Mais Dicionário de Cozinha:

Deglaçar
Zester
Brunoise, Julienne e Chiffonade
Mirepoix

Previous Post
19 de outubro de 2018
Next Post
19 de outubro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts