Nossas Marcas Você Sabia?

#DicasDeUso: Panelas de ferro Le Creuset

cuidados_com_panela_le_creuset

Cada peça da marca francesa Le Creuset foi projetada para a versatilidade e facilidade de uso. Ao comprar uma panela de ferro fundido Le Creuset você tem a certeza de estar adquirindo um utensílio de alta qualidade e extremamente durável. Seguir algumas orientações de cuidados e uso antes de usar sua Le Creuset pela primeira vez lhe ajudarão a alcançar os melhores resultados de cozimento possíveis.

COZINHAR COM FERRO FUNDIDO

cuidados_com_panela_le_creuset

O ferro fundido esmaltado é um material excelente que funciona bem para as mais diversas necessidades da cozinha moderna. Para qualquer tipo de cozimento, seja fritar, refogar, cozinhar lentamente, selar uma carne ou assar um bolo, esta categoria possui um formato apropriado. O ferro fundido funciona bem desde para o cozimento lento em baixas temperaturas até grelhados em altas temperaturas.

O ferro fundido pode ser usado de forma confiável em qualquer fonte de calor, incluindo, forno ou grelha. Possui uma incrível capacidade de reter o calor de forma eficiente, o que permite o seu uso em configurações de calor mais baixas no fogão e no forno a gás. Na mesa, um utensílio coberto pode manter a comida quente por muito mais tempo.

O ferro fundido também pode ser usado para manter os alimentos frios. Por conta da capacidade de reter temperaturas altas e baixas, um utensílio gelado pode ser usado para servir pratos frios, ideal em um dia quente de verão. Utensílios de ferro também podem ser colocados no congelador para armazenamento de alimentos ou para o preparo de pratos avançados.

ANTES DE USAR
Remova todas as embalagens e etiquetas. Lavar a panela com sabão neutro e água quente, depois de enxaguar e secar completamente, sua panela agora está pronta para ser usada e não requer nenhuma preparação adicional, como a cura, por exemplo.

RECOMENDAÇÕES DE TEMPERATURA
O utensílio de cozinha de ferro fundido Le Creuset pode ser usado em todas as fontes de calor, incluindo gás, placa elétrica, anel radiante, placa vitrocerâmica, indução, fornos a gás, óleo, carvão ou madeira. Ao usar qualquer fogão coberto de vidro, levante sempre o utensílio ao movê-lo; nunca o deslize, pois isso pode danificar o fogão ou a base do utensílio.

Combine sempre o tamanho da base da panela com o tamanho da zona de calor do fogão para maximizar a eficiência e para evitar o superaquecimento dos lados da panela e danificar as alças.

As chamas do fogão devem sempre ser destinadas à área de base do utensílio e nunca devem se estender pelas paredes laterais da panela. Os cabos mais longos devem ser posicionados de forma segura, onde estes não fiquem pendurados na frente do fogão ou em outras zonas de calor intenso.

TEMPERATURAS DE PREPARO
O calor médio ou baixo proporcionará os melhores resultados para cozinhar, incluindo frituras e selagens. Deixe a panela aquecer gradualmente para resultados de cozimento equilibrados e uniformes. Uma vez que a panela estiver quente, o cozimento pode continuar em temperaturas mais baixas.

Temperaturas mais elevadas só devem ser utilizadas para ferver água para legumes ou massas, ou para reduzir a consistência de caldos e molhos. O aquecimento rápido nunca deve ser usado para pré-aquecer uma panela antes de baixar o calor para cozinhar. O ferro fundido retém o calor de forma tão eficiente que o superaquecimento causará queimaduras ou colapso no esmalte.

cuidados_com_panela_le_creuset

ÓLEOS E GORDURAS
Com a exceção das grelhas, a superfície do esmalte não é ideal para cozinhar a seco.

Sua escolha de líquido, óleo, gordura ou manteiga deve cobrir completamente a base antes do aquecimento começar. Não deixe a panela sem vigilância e não deixe secar a panela, pois isso pode danificar permanentemente o esmalte.

Para fritar, o nível máximo de óleo não deve exceder 1/3 da capacidade. Esta profundidade permite uma altura segura para que o óleo aumente quando os alimentos forem adicionados. Um termômetro deve ser usado por medidas de segurança e uma tampa deve estar sempre prontamente disponível em caso de superaquecimento ou queima.

ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E MARINADOS
A superfície do esmalte vitrificado é impermeável e, portanto é ideal para armazenamento de alimentos crus ou cozidos e para marinar com ingredientes ácidos, como o vinho, por exemplo.

ACESSÓRIOS
Para seu conforto e proteção de superfície, recomenda-se utensílios de silicone da Le Creuset. Também podem ser utilizados utensílios plásticos, de madeira ou resistentes ao calor. Os utensílios metálicos, colheres ou fouets também podem ser usados, mas requer cuidado, não se deve raspar ou bater na superfície do esmalte ou na borda da panela.

Os batedores, sejam elétricos ou a bateria não devem ser utilizados. Suas lâminas certamente danificarão o esmalte. Facas ou utensílios com bordas afiadas também não devem ser usados para cortar alimentos dentro de uma panela.

cuidados_com_panela_le_creuset

ALÇAS E PUXADORES
As alças de ferro fundido, os puxadores de aço inoxidável e os puxadores fenólicos ficarão quentes durante o uso no fogão e no forno. Sempre use um pano seco ou luvas de forno para levantar a tampa ou o utensílio.

PANELAS QUENTES
Coloque sempre a panela quente em uma placa de madeira, rechaud ou suporte de silicone da Le Ceuset, nunca em uma superfície desprotegida.

USO NO FORNO

Os puxadores fenólicos pretos da tampa na nossa linha Signature de ferro fundido esmaltado suportam até 250 °C. Os puxadores pretos fenólicos da tampa na nossa linha tradicional de ferro fundido esmaltado suportam até 190°C. Os produtos com alças de ferro fundido embutidas ou com puxadores de aço inoxidável podem ser utilizadas a qualquer temperatura no forno. As panelas com alças ou puxadores de madeira não devem ser levadas ao forno.

Nunca coloque nenhum produto no assoalho dos fogões com interior de ferro fundido. Isto aumentará a temperatura no interior do forno, resultando em um aumento na taxa de cozimento o que pode alterar a qualidade da receita. Não arraste os utensílios dentro do assoalho revestido do forno para não danificá-los. Para melhores resultados coloque sempre os utensílios sobre uma grelha.

DICAS PARA GRELHADOS
É importante pré-aquecer as grelhas para obter uma superfície quente para grelhar e caramelizar. Este conselho não se aplica a nenhum dos outros produtos.

Para grelhar de maneira correta, é importante deixar a superfície da grelha aquecida antes do início do preparo. As linhas de cozimento não aparecerão nos grelhados se a superfície da grelha estiver muito fria ou se o alimento estiver muito úmido. Coloque a grelha vazia no fogo médio e deixe-a aquecer durante alguns minutos. Não adicione óleo na grelha vazia caso contrário, ele poderá ficar muito quente e com fumaça.

Pegue um pouco de água em seus dedo e espalhe pela superfície quente. Se a água evaporar imediatamente, significa que a panela está pronta para o uso. Caso contrário, aqueça a panela um pouco mais e repita o teste com a água. Quando a superfície estiver quente, adicione pouco óleo utilizando um óleo em spray ou pincele o óleo utilizando um pincel de silicone da Le Creuset. São recomendados óleos vegetais e de milho. O azeite poderá causar uma fumaça excessiva, porém é um produto seguro de ser utilizado. Para as camadas cozidas, deixe a comida descansar por vários minutos na superfície. Se a comida for removida rapidamente, as camadas ficarão finas e o vapor da comida poderá ser liberado para a superfície. A comida vai soltar naturalmente quando estiver pronta para ser virada ou removida.

Qualquer alimento para grelhar deve estar bem seco antes de ser colocado na superfície quente. Os alimentos molhados não obterão boas linhas e podem resultar em aparência sem sabor. Use papel toalha para reduzir o excesso de umidade dos alimentos. O óleo pode ser espalhado com um pincel sobre o alimento se desejado. Os alimentos que foram marinados também devem ter excesso de umidade removida com papel toalha.

DICAS PARA FRITAR E SALTEAR
Para fritar e saltear, o óleo ou gordura deve estar quente antes de adicionar os alimentos. Coloque a panela e gordura/óleo na temperatura correta juntos.

Para verificar se o óleo está quente o suficiente, verifique se há uma ondulação suave na sua superfície da panela. Para manteiga e outras gorduras, a presença de bolhas ou espuma indica a temperatura correta. Se em algum momento ocorrer a presença de fumaça, ou se a manteiga começar a dourar, é um sinal de que está muito quente e a temperatura deve baixar um pouco antes de prosseguir. A maneira mais rápida de fazer isso é remover a panela da fonte de calor por alguns instantes. Para uma fritura mais longa, uma mistura de óleo e manteiga oferecem excelentes resultados.

cuidados_com_panela_le_creuset

CUIDADO E LIMPEZA

CUIDADOS GERAIS
Sempre espere a panela esfriar para poder lavar.

Não mergulhe uma panela quente em água fria. Embora o esmalte da Le Creuset seja projetado para ser o mais durável do mercado, ainda pode ocorrer choque térmico, resultando em rachaduras ou perda de esmalte, o que não é coberto pela garantia vitalícia.

Se houver resíduos de alimentos no momento da limpeza, encha a panela com água morna e deixe agir de 15 a 20 minutos antes da lavagem. Uma escova pode ser útil para remover pequenos depósitos de alimentos ou para limpeza entre as linhas da grelha. Não use esfregões ou produtos abrasivos na superfície do produto. Os pincéis de nylon ou soft abrasivos podem ser usados para remover resíduos persistentes. Para evitar danificar o esmalte, não use palha de aço ou outros abrasivos mais agressivos.

Manchas de luz ou marcas de metal causadas por ferramentas metálicas podem ser removidas com o limpador de panelas Le Creuset. Uma limpeza ocasional com este produto também manterá a nova aparência de suas panelas. Infelizmente este produto não está disponível neste site, mas há produtos similares no mercado.

Nunca guarde as panelas enquanto ainda estiverem úmidas. Guarde-as sempre em um armário seco ou em um espaço arejado longe de vapor ou qualquer umidade.

Mantenha o aperto de todas as alças e puxadores ao verificá-los e apertá-los regularmente.

O ferro fundido esmaltado Le Creuset é extremamente resistente, mas pode ser danificado se cair acidentalmente ou derrubado contra uma superfície dura, ocasiões que não estão cobertas pela Garantia vitalícia da marca.

cuidados_com_panela_le_creuset

LAVA-LOUÇAS
Todas as panelas com ferro fundido com alças fenólicas ou puxadores de aço inoxidável podem ser lavadas na máquina de lavar louça. No entanto, a lavagem de louça constante pode levar a um apagamento do acabamento do esmalte. Isso não prejudica o desempenho do produto. Ao usar a máquina de lavar louça, sempre permita que o ciclo termine antes de abrir a porta. Isso garantirá que as panelas estejam completamente secas.

As panelas com alças de metal podem ser lavadas na máquina de lavar louça, mas isso reduz muito o desenvolvimento de uma pátina; Como resultado, grelhas e frgideiras exigirão a cura por mais vezes. As panelas com alças de madeira não são laváveis em lava-louças.

cuidados_com_panela_le_creuset

ESMALTE NEGRO
O esmalte negro pode ser encontrado em frigideiras, grelhas, skillets, woks, tagines e uma série de caçarolas redondas e ovais. O esmalte negro tem uma camada suave, mas não é tão brilhante como outros acabamentos de esmalte interior de cor de areia. Ele foi especialmente projetado para resistir uma maior temperatura na superfície, o que não é o mesmo que simplesmente usar uma peça em fogo alto.

Com ferro fundido, as temperaturas superiores da superfície podem ser alcançadas, permitindo que qualquer peça aqueça completamente em uma configuração média. Isso torna o interior de esmalte negro ideal para frigideiras, grelhas e outros utensílios para cozimento em alta temperatura.

O esmalte negro manterá sua boa aparência e permitirá que uma patina se construa em sua superfície com uso contínuo. Uma pátina é o resultado dos óleos e gorduras naturais de alimentos que cozinham na superfície quente. A pátina não deve ser removida, pois ela aumenta o desempenho dos preparos impedindo que os alimentos grudem com frequência. Também reduz a necessidade de lubrificação superficial.

Com as temperaturas mais altas da superfície alcançadas durante a fritura, grelhado e selagem, os açúcares e algumas enzimas presentes nos alimentos serão caramelizados durante o processo. Isso não só ajuda na retenção de umidade e sabor, mas também ajuda a produzir belas linhas em carnes grelhadas.

A LINHA COMPLETA LE CREUSET VOCÊ ENCONTRA NA UTILPLAST. CLIQUE PARA VER TODOS OS PRODUTOS.

Previous Post
6 de setembro de 2018
Next Post
6 de setembro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts