Dicas

Dicas para o uso correto da faca de cozinha

uso correto facas de cozinha

Uma boa faca é essencial em toda cozinha e saber como manipulá-la e armazená-la ajuda a minimizar o risco de acidentes e prolonga a vida útil do utensílio.

Algumas dicas importantes:

1. Uma faca afiada é uma faca mais segura
Quando você usa uma faca cega para cortar você precisa aplicar mais força. Como resultado, a faca tem maior probabilidade de escorregar e aumenta o risco de lesões. Manter suas facas afiadas é uma das maneiras mais fáceis de mantê-las seguras. Para isso, basta usar um afiador ou chaira.

2. A faca certa para cada função
Selecionar corretamente uma faca para a tarefa em questão também é uma dica de segurança. No entanto, nem sempre é fácil fazer a escolha certa devido a grande variedade de facas disponíveis no mercado. Na hora da compra, leve em consideração o tipo sugerido pelo fabricante – facas para legumes, para pão, para peixe, etc e prefira usar a faca sempre para a mesma finalidade.

Além disso, ao escolher sua faca um bom ponto de partida é considerar o tamanho da lâmina. Por exemplo, uma pequena faca de aparar não será muito útil para usar em um grande corte de carne. Bem como uma faca com lâmina grande não é adequado para cortar legumes pequenos. Considere também o tipo de lâmina que você precisa – as facas serrilhadas são excelentes para cortar alimentos com centros macios, como o pão por exemplo. Utilizar a faca certa para o ingrediente certo além de facilitar o trabalho na cozinha, preserva a durabilidade das lâminas, que são projetadas de acordo com o uso de cada modelo. Ou seja, não adianta exigir de uma faca aquilo que ela não foi projetada para fazer – uma faca de queijo jamais cortará um tomate!

Lembre-se! Uma faca de cozinha não é abridor de lata, chave de fenda ou cortador de caixa! Usar sua faca para tarefas fora do seu uso pretendido não só poderia colocar sua segurança em risco, mas também danificar sua faca.

3. Limpe suas facas com freqüência
Para evitar a contaminação é importante limpar sua faca assim que terminar de usá-la. Deixar sua faca em uma tábua de corte ou em uma pia cheia de água com sabão cria oportunidades de contaminação e risco de lesões. Lavar sua faca imediatamente após o uso e levá-la de volta para o espaço de armazenamento ajuda a manter sua cozinha mais segura.

Uma faca limpa também é mais fácil de manusear. Resíduos de alimentos podem tornar a sua faca escorregadia e prejudicar a eficácia do corte. Resíduos se acumulam com facilidade na junção do cabo com a lâmina – dê atenção especial a esse local.

Para garantir a higienização correta e manter a durabilidade da sua faca, certifique-se de lava-la adequadamente, verificando sempre a indicação do fabricante sobre o uso de lava louças.

4. Armazene suas facas corretamente
Quando não estiverem em uso suas facas devem ser armazenadas em local seguro. Simplesmente colocá-las soltas em uma gaveta não é seguro. Prefira sempre soluções melhores de armazenamento, como um cepo ou barra magnética que, além de mais seguros, aumentam a longevidade de suas facas.

5. Durante o uso
Use sempre uma tábua de corte ao preparar ingredientes com uma faca. Isso permitirá que você corte consistentemente e proteja suas mãos no processo.

A mão que segura a faca deve ter um aperto seguro no cabo. Mantenha a outra mão fora do caminho da lâmina e os dedos sempre recolhidos na hora de segurar o ingrediente a ser cortado.
Para quem tem pouca habilidade na cozinha, a cautela é o principal conselho. Manuseie a faca com cuidado e devagar até que ganhe confiança e prática. Cortes menores exigem mais precisão e por isso mesmo devem ser feitos com atenção e sem distração.
Uma boa dica é fazer o mise en place de todos os ingredientes antes de começar o preparo da receita e isso inclui o corte de todos itens que serão utilizados. Assim, você faz todo o trabalho mais cauteloso antes de começar a cozinhar propriamente, otimiza o tempo e deixa sua cozinha mais organizada na hora do preparo.

Uma dica de ouro: crianças e facas na cozinha não combinam! Além de mantê-las fora da cozinha durante o corte de ingredientes, atente também em armazenar suas facas longe do alcance delas.

E finalmente, um conselho. Quando uma faca cai seu instinto natural pode ser segurá-la. Para sua segurança, deixe-a cair! Nunca tente agarrá-la durante a queda.

Agora que você já conferiu algumas dicas para o uso das facas, que tal conhecer nossa seleção especial de facas e acessórios e escolher seus modelos preferidos?Facas Zwilling
Veja os modelos de facas da marca Zwilling

Facas Kyocera
Veja os modelos de facas da marca Kyocera

Previous Post
5 de fevereiro de 2018
Next Post
5 de fevereiro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts