Dicas

Defumação Caseira

panela defumadora zwilling

Defumar peixe e carne é um costume centenário e o que costumava ser apenas uma técnica de preservação, evoluiu gradualmente para uma técnica culinária moderna. Chefs do mundo todo já se renderam a este processo – Heston Blumenthal do Fat Duck por exemplo, incluiu pratos como caviar defumado com caranguejo e um pirulito feito com salmão defumado com chá em seu cardápio.

O processo de defumação é uma opção de cozimento muito saudável, que não requer a adição de óleos e gorduras, e ainda assim cria alimentos muito suculentos e saborosos. Apesar de ser algo que remeta ao primitivo e pareça complicado e demorado, a tendência chega forte também às cozinhas domésticas, trazendo as características saudáveis, saborosas e convenientes de pratos defumados para o cardápio do dia-a-dia. E não se restringem apenas a carne e peixe! Você também pode defumar frutos do mar, legumes, manteiga, nozes, queijo e muito mais. Muito além do salmão, presunto e bacon, os sabores de fumaça trazem uma nova dimensão de sabor a muitos alimentos que não costumam estar associados com esta característica. Sinta-se livre para experimentar!

O bom é que você não precisa mais estar em uma caverna ou utilizar uma churrasqueira para conseguir deliciosos pratos com sabor defumado. O mercado já conta com diversos modelos domésticos, como a panela defumadora Zwilling. Ela faz uma defumação diretamente no fogão, transmitindo um sabor profundo e defumado a carnes, aves, frutos do mar e vegetais. Basta adicionar a madeira aromática à panela, colocar a placa de defumação por cima e o alimento na grelha acima. Tampada, a fumaça circula para produzir alimentos com sabor delicioso e defumado.

O que você precisar saber antes de usar sua panela defumadora Zwilling?

Tipos de madeira
Em geral as árvores frutíferas como cerejeira, jabuticabeira, macieira e goiabeira, são boas para a defumação, mas qualquer madeira dura e livre de resina e produtos químicos pode ser utilizada para defumar alimentos. O eucalipto é uma madeira bastante utilizada pela abundância e baixo custo. Carvalho é uma escolha clássica suave, um bom polivalente, enquanto nogueira dá um sabor forte, ótimo com carne de porco. A madeira de macieira é doce e leve, boa para frango e peixe. Não consegue lascas de madeira? Algumas folhas de chá também funcionarão!
Tipos de madeiras diferentes resultam em sabores diferentes. Se possível, experimente misturar tipos distintos de madeiras para criar sabores únicos. Evite madeiras que contenham resinas ou qualquer tratamento químico, como verniz ou tinta.

Adicione outra camada de sabor
Podem ser utilizados grãos de pimenta e temperos em folhas que conferem ainda mais sabor. Ervas como tomilho, louro, alecrim ou especiarias como cravo; canela em pau e cascas de cítricos, como limão e laranja também são ótimas opções para agregar mais sabor aos defumados caseiros.

Tempo de cozimento
O tempo de defumação depende do tipo e do tamanho do alimento, enquanto o grau de defumação vai do gosto pessoal. Uma posta de peixe, por exemplo, ganha o bom sabor defumado, sem perder a delicadeza, em cerca de cinco minutos; hortaliças como brócolis e couve flor demoram um pouco mais (em média dez minutos para cada 200 g). A carne é o alimento que leva mais tempo e depende muito do tamanho da peça.

https://www.utilplast.com.br/panela-defumadora-twin-zwilling-28-cm---12711-12711/p
Gostou da ideia? Conheça a panela defumadora Zwilling e comece agora mesmo a produzir deliciosos sabores defumados em casa!

Previous Post
23 de abril de 2018
Next Post
23 de abril de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts