Petiscos Receitas

Croquetas de Batata

croquetas

Famosas na Espanha, as croquetas lembram o nosso tradicional croquete mas tem preparo diferente, geralmente partindo de um bechamel. Considerado um prato de reaproveitamento, as croquetas foram criadas na França mas conquistaram mesmo os espanhóis em uma época da farinha abundante e proteína escassa. Com diversas variações da receita original, dá para preparar uma croqueta de batata de maneira muito simples e no forno, longe das calorias da fritura em imersão, para petiscar (quase) sem culpa 🙂

Ingredientes
750g de batatas em cubos
25g de manteiga
2 gemas de ovo mais 2 ovos inteiros
50g de queijo como cheddar, emmental ou gruyere
50g de farinha de trigo
100g de farinha Panko (ou de rosca, para empanar)
azeite, sal e pimenta preta moída na hora

Modo de preparo
Cozinhe as batatas em água levemente salgada por 15 minutos ou até ficarem macias. Escorra e amasse bem, de preferência com um amassador. Acrescente a manteiga, as 2 gemas, o queijo e tempere a gosto. Reserve até ficar firme e frio o suficiente para manusear.

Molde a mistura em 14–16 croquetas, pesando cerca de 50g cada.

Coloque a farinha de trigo, os ovos inteiros e a Panko (ou farinha de rosca) em três bowls separados e bata os ovos. Mergulhe cada croqueta na farinha de trigo, remova qualquer excesso e mergulhe no ovo batido e então na Panko, deixando toda a superfície do bolinho coberta por ela. Transfira para uma assadeira e deixe esfriar até a temperatura ambiente. Pré-aqueça o forno a 200°C.

Regue as croquetas com azeite e asse por 20 minutos, ou até dourar.

Você Sabia?
Há evidências de que o chef francês Antonin Carême conhecido como o “rei dos chefs e chef dos reis” foi quem apresentou as croquetas nas cozinhas nobres em meados do século XVIII e início do XIX após servi-los em um de seus banquetes sob o nome croquetes à la royale.
O termo croqueta é atribuído à onomatopéia croc ou croquer (crunch). E a partir daí, croqueta. Em outros países muda seu nome: kroket (Holanda), krokett (Hungria), korokke (Japão), croquete (Portugal / Brasil), kroketten (Alemanha), croquete (em inglês).

Previous Post
10 de setembro de 2018
Next Post
10 de setembro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts