Receitas Sopas Vegetais

Creme de Beterraba

sopa_beterraba

Uma raiz que deixa seus pratos ricos nutricionalmente, saborosos e lindos, assim é a beterraba. Além das propriedades nutricionais, ela é super versátil para entrar na alimentação do dia-a-dia em forma de saladas cruas e cozidas, risotos, refogados, panquecas, massas e até sucos – um verdadeiro coringa. Com toda essa versatilidade, ela ainda pode e deve ser consumida integralmente – suas folhas são comestíveis e super saborosas! Por isso, na hora da compra prefira a versão integral, com caule e folhas.

Para aproveitar o clima frio, que tal levar a beterraba para a sopa e preparar esta delícia cremosa e com esta cor incrível?

Ingredientes

40g de manteiga sem sal
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 batata picada
1 folha de louro
1 litro de caldo de frango ou legumes
450g de beterraba descascada e picada
Sal e pimenta a gosto

Sugestões para o topping: creme de leite, creme azedo, iogurte, mascarpone, croutons, pistache, folhas pequenas de beterraba, ervas frescas como cebolinha ou manjericão e azeite extra virgem.

Modo de Preparo

Aqueça a manteiga em uma panela grande em fogo médio. Adicione a cebola picada e a cenoura e cozinhe, mexendo, por 3 minutos ou até que esteja ligeiramente amolecida. Adicione a batata picada e cozinhe, mexendo por mais 5 minutos. Adicione a beterraba, a folha de louro, o caldo e 2 xícaras (500ml) de água. Aumente o fogo para médio-alto, leve a sopa à fervura e cozinhe até que os legumes estejam bem macios.
Deixe a mistura esfriar um pouco e descarte a folha de louro. Leve ao liquidificador e bata até ficar homogêneo. Tempere com sal e pimenta a gosto, adicione um pouco de água extra se estiver muito espessa e aqueça em fogo baixo, se necessário.

Para servir, divida a sopa em bowls ou cocottes e finalize com os toppings escolhidos.

Previous Post
18 de julho de 2018
Next Post
18 de julho de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts