Dicas

Como montar um terrário

como montar um terrario

Quer adicionar mais verde em sua casa mas não tem espaço para isso? Então, um terrário é exatamente o que você precisa! Um terrário é uma coleção de pequenas plantas decorativas que crescem em um ambiente fechado ou semi fechado. Estes mini jardins de mesa são divertidos de criar e são uma ótima maneira de trazer a natureza para espaços internos. Decorativos e fáceis de cuidar, estes pequenos jardins ainda podem virar um presente criativo e super exclusivo. Mãos a obra?

Você vai precisar de:

Recipiente de vidro
Você precisará de algum tipo de recipiente de vidro para criar seu terrário e pode escolher um novo ou reaproveitar algum de sua casa, como uma chaleira de vidro, uma sopeira, garrafa larga, etc. Apenas certifique-se que ele tenha profundidade suficiente e uma abretura que permita acesso às plantas.

Pedras Pequenas ou Seixos
Pequenas pedras ou pedrinhas serão usadas como base do seu terrário. Os pequenos seixos atuam como drenagem de água para as raízes das plantas para garantir que o excesso de água não fique no solo e cause umidade.

Carvão Ativado
Você não precisa de muito – uma fina camada de carvão ativado mantém a água fresca e ajuda a combater o crescimento bacteriano em seu terrário.

Solo
Opte por um solo leve e de boa drenagem, de preferência com musgo. Se possível, com o musgo esfagno. No mercado existem misturas especiais para usar se você estiver plantando cactos ou suculentas.

Musgo
Colocar uma camada de musgo no fundo de um terrário é uma boa ideia, já que ele age como uma esponja que absorve o excesso de umidade.

Plantas
Não seria um terrário sem a vegetação. Escolha algumas das suas plantas preferidas para usar no seu terrário. Plantas aéreas, suculentas e mini-cactos são ótimas opções. Selecione plantas que sejam pequenas o suficiente para o seu recipiente de vidro. Nada de plantas apertadas! Deixe espaço entre elas. As plantas que se dão bem com a umidade são mais propensas a prosperar em seu terrário. Embora suculentas e cactos não sejam os maiores fãs da umidade, você pode compensar usando um recipiente de vidro com uma abertura menor.

Pequenas ferramentas de jardinagem
Ter pequenas ferramentas irá ajudá-lo a criar e situar todos os itens do seu terrário.

Passo 1:
Cubra o fundo do seu terrário com uma camada fina de pequenas pedras ou seixos. A camada inferior de pequenos seixos atuará como drenagem para o seu terrário.

Passo 2:
Adicione uma camada muito fina de carvão ativado.

Passo 3:
Coloque o musgo. Isto evitará que a terra grude embaixo do cascalho, além de absorver o excesso de umidade.

Passo 4:
Coloque a terra. Dependendo do tamanho do seu terrário e do comprimento das raízes das plantas, você irá precisar de uma camada de terra com cerca de 5 a 8 centímetros. Aperte levemente a terra para eliminar o ar. Faça os orifícios na terra onde suas plantas serão posicionadas.

Passo 5:
Agora é hora de adicionar suas plantas.
Comece plantando sua maior planta primeiro. Remova a planta de seu recipiente e sacuda as raízes para tirar o excesso de terra. Com cuidado, coloque-a no buraco previamente preparado. Aplane a terra em volta da planta. Repita o processo com as outras plantas.
Dica: Use luvas ao manusear cactos ou qualquer outra planta espinhosa.

Passo 6:
Depois de todas as suas plantas estarem dispostas no vaso de vidro, complete o visual com uma camada de pedrinhas ou acrescente personalidade em seu jardim com pequenos enfeites e objetos decorativos. Finalize com uma pequena rega.

Certifique-se de regar levemente a base a cada duas semanas ou uma vez que o solo parece ter secado. Suculentas e cactos podem receber água uma vez por mês (observação: terrários totalmente fechados não precisam de água). Você também pode manter seu terrário em uma área que receba luz solar direta. As plantas agradecem.

como montar um terrario como montar um terrario como montar um terrariocomo montar um terrario

Previous Post
4 de abril de 2018
Next Post
4 de abril de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts