Dicas Receitas Sucos e Chás

Como preparar Smoothies

como fazer smoothies

Antes das dicas para preparar smoothies deliciosos e nutritivos, vamos a resposta para a pergunta: Qual a diferença entre suco e smoothie?
Ao contrário dos sucos, que utilizam apenas os líquidos obtidos das frutas batidas, os smoothies são feitos a partir da mistura de alimentos naturais inteiros. Desta forma, utilizando integralmente frutas e vegetais, você garante ainda mais benefícios nutricionais com as vitaminas, minerais e fibras contidas nestes alimentos.
Além dos benefícios para quem busca uma alimentação saudável no dia a dia, os smoothies são ótimos para o verão já que podem ser preparados com frutas congeladas e se tornam uma bebida super refrescante.

COMO PREPARAR?

Um smoothie conta com 3 ingredientes principais – um líquido, uma fruta e um vegetal. A refrescância fica por conta do gelo, que pode ser substuituído por frutas congeladas ou mesmo por líquidos congelados em forminhas de gelo, como café, leites de castanhas e muitos outros. Além dos ingredientes base você pode e deve adicionar outros ao seu smoothie – que tal ervas frescas ou um pouquinho de pimenta? O importante é testar suas variações favoritas!

Sugestões de ingredientes:

Líquidos: Água, lácteos ou não lácteos (leites obtidos através de castanhas, soja e etc), café, chás, kefir, água de coco, leite de coco (a versão desnatada não coagula quando frio), sucos frescos
Frutas: Algumas rendem ótimos smoothies como cerejas, bananas, melões, mangas, pêssegos, nectarinas, damascos, abacate, abóbora cozida
Vegetais: Espinafre, couve, cenoura, pepino, beterraba
Ervas e Especiarias: Baunilha, canela, noz-moscada, pimenta, cravo-da-índia, cardamomo, anis, hortelã, manjericão, coentro

Dica: Para obter um delicioso leite de castanhas bata 1 a 2 xícaras de água com 1/4 xícara da castanha escolhida, como nozes, amêndoas, avelãs e outras. Depois de bem batido é só coar e utilizar no lugar do leite comum.

Para adoçar sem utilizar açucar

Se o objetivo é manter uma alimentação saudável, é possível fazer ótimas substituições para açucares e adoçantes, como por exemplo tâmaras sem caroço – elas são doces e macias e garantem o dulçor de forma natural, sem conservantes. No lugar do achocolatado que tal experimentar cacau em pó ou nibs de cacau? Bananas bem maduras também garantem smoothies doces sem adição nenhuma de açucar.

como fazer smoothies

DE OLHO NA TEXTURA

Combinar alguns cubos de gelo com seus ingredientes garante a refrescância mas você também pode congelar diretamente alguns dos seus ingredientes de seu smoothie.
Iogurte, café (com ou sem leite adicionado) e polpas de frutas podem ser congelados em formas de gelo e adicionados diretamente ao liquidificador. Uma textura perfeita para um smoothie é obtida utilizando dois terços de ingredientes congelados, quando possível. Vá testando suas combinações favoritas e congele-os previamente.

Experimente congelar bananas cortadas, frutas em fatias, frutas batidas em consistência de purê, uvas e muitas outras frutas congelam lindamente e ainda se misturam bem em um liquidificador – certifique-se de cortá-las em pedaços pequenos antes de congelar e não esqueça de adicionar líquido suficiente na hora de bater. Os liquidificadores de alta velocidade podem lidar com grandes pedaços de frutas congeladas sem muito problema, desde que haja algum líquido para ajudar a mistura.

Outros ingredientes que garantem ótimas texturas:

Abacate: é um ingredientes mágico de cremosidade para smoothies, e é, de longe, a melhor escolha para smoothies verdes. Você também pode até adicionar metade do abacate no último minuto para consertar a textura de um smoothie que simplesmente não está funcionando da maneira que você esperava. 

Aveia: algumas colheres de chá de aveia também adicionam textura cremosa.

Iogurte grego: em quase todos os tipos de smoothie um potinho de iogurte grego garante cremosidade e sabor.

Óleo de coco: em smoothies verdes onde seus ingredientes não estão muito frios, uma colher de sopa de óleo de coco adiciona boa cremosidade e um bom sabor de coco à mistura.

como fazer smoothies

SUGESTÃO: SMOOTHIE VERDE

Líquidos: água, chá verde, água de coco, sucos frescos que você acabou de fazer
Frutas: Maçãs, peras, abacaxis, melões de cor clara, pêssegos, nectarinas, uvas
Verdes: pepino, couve, espinafre, alface, acelga, rúcula, mostarda, folhas de beterraba, aipo
Para dar mais sabor: manjericão, coentro, hortelã, gengibre, manjerona, salsa, tomilho, alecrim

Para fazer a mistura, você pode utilizar liquidificadores, processadores, ou uma shakeira, que possibilita o preparo de uma porção individual e medida.

Não esqueça!

O smoothie prioriza o consumo pleno dos nutrientes contidos nos ingredientes, por isso, o ideal é que o preparo seja no momento de consumo, para que todas as propriedades sejam preservadas e melhor utilizadas pelo seu corpo.

Atente para a qualidade e condições das frutas e legumes, tente optar pelas mais preservadas, sem manchas escuras ou escoriações de armazenamento.

Não se esqueça de higienizar todos os ingredientes de seu smoothie.como fazer smoothies

Agora que você já sabe como preparar um delicioso smoothie, clique aqui e confira nossa seleção de itens indispensáveis.

Previous Post
15 de Fevereiro de 2018
Next Post
15 de Fevereiro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts