Dicas Receitas

Como fazer Kombucha

Nem espumante, nem refrigerante, a febre do momento se chama Kombucha e é uma bebida produzida a partir de uma mistura de chá (geralmente chá preto ou chá verde), açúcar e uma espécie de cultura de levedura. O chá fermentado se transforma em uma bebida gaseificada, levemente ácida e pouco adocicada que pode ser preparada em casa com seus sabores favoritos e que, por ser um alimento probiótico, microbiológico, ajuda a regenerar a flora intestinal e é excelente para a saúde como um todo.

O elemento fundamental do preparo do Kombucha é a colônia ou levedura composta de microorganismos aglomerados em uma massa de celulose parecida com uma panqueca, que tem o nome de Scoby. Quando o Scoby entra em contato com a mistura do chá e do açúcar, transforma o líquido em uma bebida refrescante e  levemente borbulhante. A cultura do Kombucha se alimenta do açúcar e, na troca, produz outras substâncias valiosas que se formam na bebida: o ácido glucurônico, ácido glucônico, ácido láctico, vitaminas, aminoácidos, substâncias antibióticas. Dentre outras substâncias, o álcool de 0.5% a 1% também é produzido, o que o torna levemente alcóolico.

Além dos benefícios para a saúde, o kombucha pode ser produzido em casa, sem grandes mistérios. Tudo que você precisa é de uma parte de kombucha pronta (ou o Scoby), chá, açucar e paciência para aguardar a fermentação.

Dica: É possível encontrar na internet fóruns especializados e grupos em redes sociais de pessoas que doam a “panqueca” (scoby).

Como preparar?

Ingredientes
Rendimento: 2 litros

2 litros de água mineral
¾ de xícara de açúcar cristal orgânico (150 g)
4 ou 5 saquinhos de chá preto (ou 7 gramas de chá preto)
2 colheres de sopa de vinagre de maçã (ou 1 xícara de chá já fermentado)
1 “panqueca” de kombucha

Em uma panela, ferva 2 litros de água e assim que começar a borbulhar, desligue o fogo. Coloque o açúcar e mexa até dissolver.

Acrescente os sachês de chá. Deixe descansar de 10 a 15 minutos, descarte os sachês e espere o chá esfriar.

Coloque o líquido em um recipiente de vidro e acrescente o vinagre de maçã (ou o chá fermentado).

Coloque o scoby, ele é fundamental para o chá fermentar.

Cubra o recipiente com um pano limpo e prenda com um elástico. Deixe fermentar de 12 a 25 dias em um ambiente seco, arejado e sem incidência de luz direta.

A partir do 12.º dia, prove um pouco todos os dias até que chegue a um sabor azedinho e levemente adocicado que seja agradável ao paladar. Retire o scoby da jarra e guarde-o em outro recipiente com um pouco de kombucha para uma próxima fermentação. O líquido está pronto para beber, mas é possível fazer uma segunda fermentação.

Encha garrafinhas ou potes de vidro com o kombucha até um pouco mais da metade. Preencha o restante com o suco de sua preferência e feche bem. Coloque as garrafas fechadas em ambiente seco, fresco, longe da luz e deixe-as descansar de 3 a 5 dias. Refrigere antes de consumir.

Tempo: 30 minutos de preparo e no mínimo 15 dias de fermentação.

como fazer kombuchacomo fazer kombucha
Como conservar

Devidamente embalada e refrigerada, a bebida mantém as suas características por muito tempo. No entanto, é muito importante salientar alguns procedimentos fundamentais para a conservação da bebida independente do período de tempo planejado.

Algumas condições adequadas para a conservação:

  1. Utensílios: Garrafas ou outros vasilhames com tampa bem lacrada ou com rolha. A garrafa pode ser de vidro, cristal ou plástico.
  2. Refrigeração: Não é recomendado guardar a bebida em lugares quentes ou com temperatura muito variável, o ideal é mantê-la refrigerada.
  3. Ausência de ar: Por se tratar de um processo de fermentação aeróbica, isso é, que depende do ar, a bebida deve ser mantida o mais lacrada possível e com a menor quantidade possível de ar no interior da garrafa.

Dica: Deixar a bebida maturar em garrafa lacrada por pelo menos 5 dias em temperatura ambiente, aumenta a concentração de gás e a bebida tem o seu sabor acentuado. Após esse período pode-se abrir e voltar a lacrar a garrafa para ser armazenada em local refrigerado.como fazer Kombucha

Quanto consumir

A recomendação é começar o consumo de kombucha aos poucos, ingerindo pequenas quantidades, Orienta-se consumir 118 ml diariamente. Já a quantidade máxima de ingestão indicada, que não deve ser ultrapassada, é de 470 ml por dia.como fazer kombucha
fontes: Bom Gourmet, Kombucha Blog do Brasil e Mundo Boa Forma

Você Sabia?
Kombucha evoluiu aparentemente de organismos do gênero das plantas há 2.5 bilhões de anos atrás. Diversas pessoas tem preparado essa espécie de chá fermentado para beber durante séculos, há mais de 2000 anos.

Previous Post
14 de Fevereiro de 2018
Next Post
14 de Fevereiro de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts