Dicas

Celebridade francesa

#EspecialDiaDosNamorados <3

Com notas de cogumelo e manteiga, o pequeno queijo de crosta branca aveludada e textura cremosa é um clássico francês perfeito para começar um jantar especial ou mesmo como protagonista, já que é possível serví-lo com diversos acompanhamentos, todos deliciosos. Pode até parecer um pouco retrô, mas assar um camembert é ser recompensado com um prato simples porém cheio de personalidade e sabor.

O primeiro passo é escolher um queijo de boa qualidade. Os melhores camemberts do mundo vem da França. Preste atenção à data de validade – especialistas dizem que o melhor do camembert é quando ele está completamente maduro, o que acontece nos últimos cinco dias antes do vencimento da validade, quando o sabor e o aroma estão no seu melhor. No entanto, se você aprecia um queijo mais suave, pode consumí-lo “jovem”, entre 25 a 30 dias contados a partir da data de fabricação.

Para assar o camembert pré aqueça o forno médio. Desembrulhe o queijo e faça uma pequena marcação em X com uma faca na parte de cima – isso serve para deixar o ar escapar. Neste momento você também pode incluir alguns sabores no seu queijo – colocar pequenos ramos de alecrim ou tomilho garantem ainda mais aroma, também é uma boa ideia adicionar pequenas gotas de azeite trufado ou zests de laranja, que deixarão o queijo ainda mais marcante. O tempo de cozimento pode variar entre 10 e 15 minutos, mas é preciso verificá-lo com freqüência. Você saberá que ele está no pronto certo quando apertá-lo ligeiramente e sentir seu interior macio.

Depois de assado, é usar os complementos de sua preferência e servir. Algumas sugestões inflalíveis:

camembert + mel + torradinhas
camembert + geleia + pão sueco
camembert + figos assados ao balsâmico
camembert + castanhas
camembert + mel + raspas de laranja
camembert + azeite de trufas
camembert + crips de bacon

Seja qual for a sua escolha, seu camembert ficará ainda mais perfeito acompanhado de um vinho tinto encorpado e frutado.

E não esqueça! A casca de mofo branco pode e deve ser consumida.

Você Sabia?
O artista Salvador Dali teve a ideia dos relógios derretendo em sua famosa obra “Persistência da memória” depois de comer um camembert para o jantar.

 

Previous Post
8 de junho de 2017
Next Post
8 de junho de 2017

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts