Receitas Saladas

Caesar Salad perfeita

caesar_salad

Este prato icônico – que dizem ter sido inventado na década de 1920 por Cesare Cardini, um dono de restaurante em Tijuana, México – pode parecer simples demais, mas os três ingredientes principais – alface, croutons e molho – fazem uma combinação perfeita e irresistível, perfeita para uma entrada ou acompanhamento de grelhado ou assado. Com algumas dicas preciosas, a Caesar Salad pode surpreender e virar hit no seu verão.

1. Alface
Alface seca é a chave – se ela estiver molhada o olho não grudará nas folhas (isto é verdade para qualquer salada de folhas). Separe as folhas da alface (a romana é a mais indicada) e mergulhe em um bowl com água gelada por 10 minutos. Em seguida, use uma centrífuga (ou seca salada) para secar completamente as folhas ou coloque em uma única camada em papel toalha. Depois de seca, refrigere por pelo menos 2 horas para que ela fique perfeitamente crocante.

2. Croutons
A receita clássica pede alho apenas no molho, mas inclui-lo também nas torradinhas faz muita diferença!. Amasse 2 dentes de alho e coloque em uma tigela. Adicione 1/4 colher de chá de sal e misture com um garfo até formar uma pasta. Transfira metade desta mistura para uma assadeira. Misture 3 colheres de sopa de manteiga derretida e 2 colheres de sopa de azeite (deixe o restante do alho na tigela para o molho). Corte um pão rústico em cubos de 1,2 cm e coloque na assadeira com a mistura de alho e mais 1/4 xícara de queijo ralado, pimenta moída na hora e sal. Asse em uma só camada em forno médio, mexendo no meio, até ficar crocante e dourado – cerca de 12 a 15 minutos. Deixe esfriar.

3. Molho
Até mesmo os avessos à anchova vão adorar esse molho leve e suave. Amasse 5 anchovas na mistura de alho reservada até ficar homogêneo. Misture 2 colheres de sopa de suco de limão fresco, 1/2 colher de chá de molho inglês, 1/2 colher de chá de mostarda Dijon e 1 gema de ovo. Tempere com 1/4 colher de chá de sal e pimenta. Lentamente adicione 1/3 xícara de óleo em um fluxo fino, mexendo constantemente (um processo semelhante ao preparo da maionese). Adicione a alface, misture bem para incorporar o molho e depois acrescente 3/4 de xícara de queijo ralado e croutons. Sirva imediatamente.

#DICA
Ovo cru é um problema?
Não se preocupe, não há necessidade de dispensar o molho por causa disso. Basta colocar uma panela pequena de água para ferver e misturar 1 colher de sopa de vinagre branco. Quebre 1 ovo na panela, abaixe o fogo e deixe ferver até que a clara esteja definida e a gema ainda não – isso pode levar de 4 a 5 minutos. Retire o ovo com cuidado e escorra em uma toalha de papel, parta ao meio e amasse a gema na mistura de alho e anchova. Pique a clara e misture com os outros ingredientes na etapa antes de adicionar o óleo.

4. As estrelas
Sem eles a Caesar não tem o mesmo sabor, então aposte nestes dois ingredientes imprescindíveis para fazer sua salada brilhar.

PARMIGIANO-REGGIANO
Este queijo ralado duro é feito de leite de vaca não pasteurizado e dá à salada um sabor complexo de nozes que você não obterá de queijos simplesmente rotulados como “parmesão”. O queijo Parmigiano-Reggiano tem esta denominação estampado na casca.

FILÉS DE ANCHOVA
Estes são vitais para o molho – e quando misturados com alho, limão e óleo, não têm gosto de peixe (realmente!). Para sabor e textura superiores, use filés em azeite em vez de pasta de anchova.

Quer preparar servir saladas inesquecíveis? Clique aqui e confira nossa seleção de itens essenciais.

Previous Post
22 de janeiro de 2019
Next Post
22 de janeiro de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts