Receitas Vegetais

Batatas au Gratin

Batata au Gratin

Poucos ingredientes são tão versáteis quanto a batata e tão fáceis de preparar. Aqui, ela vira ingrediente principal para um prato gratinado super prático, com poucos ingredientes e de preparo simples. O charme fica por conta do gratinado, que garante uma cor dourada e uma crosta saborosa. Ideal para acompanhar grelhados ou para servir em porções individuais como entrada, a Batata au Gratin tem origem francesa e faz bonito em qualquer almoço ou jantar especial.

Ingredientes

Manteiga para untar a travessa
2 1/2 xícaras de creme de leite fresco
1 1/2 colheres de chá de sal
1/4 colher de chá de pimenta preta moída
3 batatas grandes descascadas e cortadas finas
1 xícara de queijo parmesão ralado

Modo de preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Lubrifique um prato de cozimento de 8 polegadas (ou 2 litros) com manteiga. Em um bowl misture o creme, o sal e a pimenta. Disponha algumas fatias de batata com as bordas sobrepostas em uma única camada no fundo da travessa. Polvilhe 1/4 do queijo sobre as batatas e despeje 1/4 da mistura de creme. Repita com o restante das batatas, queijo e creme, formando 4 camadas. Finalize com o creme. Leve ao forno por cerca de uma hora, ou até que as batatas estejam macias quando perfuradas com uma faca e douradas no topo. Deixe o prato esfriar por cerca de dez minutos antes de servir.

Você sabia?
Travessas de vidro, cerâmica ou inox são ideais para receitas gratinadas porque retém o calor. Garanta que os ingredientes fiquem até três centímetros abaixo da borda da travessa para que não derramem no forno durante o cozimento.

Previous Post
16 de agosto de 2017
Next Post
16 de agosto de 2017

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts