Dicas

Banheiro limpo com 5 dicas

banheiro limpo com cinco dicas

A pesquisa atestou que o banheiro é o local mais cheio de germes de uma residência. No entanto, ele também é o cômodo que se limpa com mais frequência e, sendo assim, muitas vezes acaba não sendo tão “perigoso” nesse aspecto quanto outros locais que ficam “esquecidos”, apenas acumulando sujeira – e, consequentemente bactérias e outros tipos de microorganismos.

Para evitar a proliferação de bactérias neste ambiente tão propício, o calendário de limpeza sugerido inclui uma limpeza rápida diária (retirar lixo, utilizar a escova de vaso e ventilar o ambiente). Uma ou duas vezes por semana deve ser feita uma limpeza mais profunda, que inclui lavar o banheiro e desinfetar vaso e pia. A cada quinze dias a dica é limpar os rejuntes, que acumulam muita sujeira – uma solução em um borrifador com meia parte de água, meia de vinagre e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Depois de pronta a solução, deve-se borrifá-la nas paredes e deixá-la agir por cerca de 30 minutos. Depois de 30 minutos, é só passar um pano úmido. Os tapetes podem ser lavados semanalmente e os armários devem ser limpos a cada quinze, aproveitando para checar a validade de cosméticos e perfumaria.

(confira nossas dicas para conservar maquiagem)

Para a limpeza

Chuveiro

Despeje uma grande quantidade de vinagre branco em uma sacola de plástico (o suficiente para submergir o bocal do chuveiro) e amarre-o no lugar para uma imersão durante a noite. Retire-o de manhã e abra a água para enxaguar. Se o banheiro tem cortinas de plástico e forros a dica é usar um ciclo rápido na máquina de lavar com o seu detergente regular e algumas toalhas velhas, que atuam como purificadores para ajudar a se livrar da escuma de sabão e bolor. Deixe secar antes de levá-las de volta ao banheiro. No box uma pasta com algumas gotas de vinagre branco e uma xícara de bicarbonato de sódio vão deixá-lo limpinho! Aplique a pasta diretamente no box. Deixe descansar por uma hora e esfregue com um pano de microfibra. Depois é só enxaguar e polir com um pano novo e seco de microfibra. A banheira é um problema menor – uma lavagem semanal geralmente é suficiente, mas para um brilho extra, encha-a com água quente e depois escorra. Aplique um produto de limpeza e deixe descansar por 15 minutos antes de esfregar.

Dica esperta: limpe a condensação de todas as superfícies após o banho e deixe a janela aberta durante uma hora por dia para baixar o nível de umidade.

banheiro limpo com cinco dicas

Revestimentos cerâmicos, parede, teto
Lave as bancadas, as paredes e o teto com o limpador multiuso e ligue o chuveiro, pondo a água quente em funcionamento até que o vapor se acumule (cerca de cinco minutos). Desligue a água, feche a porta ao sair e deixe o vapor e o limpador agindo por 20 minutos. Em seguida, limpe todas as superfícies com um pano limpo. Para alcançar pontos altos, use um esfregão de microfibra limpo e seco. Limpe o chão também, mas somente depois de terminar o resto do trabalho no teto e parede.

Dica esperta: para minimizar as marcas de água na cerâmica, aplique uma camada de cera de carro uma vez por ano. A água não acumula e escorre. Tintas resistentes a mofo também podem ajudar nas paredes e tetos.

Vaso
Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no vaso. Deixe descansar por alguns minutos; escove e lave. Use a própria escova de vaso sanitário, que deve ser limpa após cada uso. Mergulhe a escova em um recipiente com cloro, deixe repousar por alguns minutos e depois mergulhe em água limpa. Ela também pode ficar por algum tempo em recipiente com água morna e sabão e depois em água limpa.

Dica esperta: mantenha a tampa do vaso sempre fechada.
banheiro limpo com cinco dicas

Pia
Despeje vinagre branco ou bicarbonato de sódio pelo ralo e lave com água quente. Para a torneira, uma boa dica é o uso de lenços desinfetantes descartáveis, que reduzem significativamente as bactérias – panos podem apenas mover os germes de um ponto para outro. Se você precisar usar panos, seja cuidadoso sobre onde cada um é empregado e armazenado. Fio dental é perfeito para lidar com aquele espaço estreito e encardido onde a base da torneira se encontra com a pia.

Dica esperta: aplique óleo de bebê na saboneteira para evitar que a barra fique grudada.

Toalhas
Substitua as toalhas a cada três ou quatro dias pois elas seguram muito a umidade e isso é um prato cheio para bactérias.

Dica esperta: em vez de pendurar as toalhas molhadas em um gancho, onde as dobras se forma, prefira estendê-las em uma barra, onde o ar pode circular. Não se esqueça de limpar a barra de toalha de vez em quando! 

Nunca é tarde para lembrar…
Os cestos de lixo do banheiro devem ser esvaziados diariamente e limpos regularmente. E atenção: os modelos abertos estão vetados! Prefira aqueles com tampas e mantenha-os sempre fechados.
Use luvas ao limpar o banheiro.
Na hora de utilizar a descarga, a tampa do vaso sanitário deve estar fechada!  Aberta, os resíduos espalhados pela força da água podem contaminar o ar e o ambiente.
Lentes de contato não devem ficar expostas para evitar a contaminação. Mantenha-as sempre em seu recipiente fechado.
Por último, mas não menos importante, lave sempre as mãos sempre que usar o banheiro.

banheiro limpo com cinco dicas
* Confira nossa seleção de itens para limpeza.

Previous Post
26 de março de 2018
Next Post
26 de março de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts