Receitas

Bacalhau do Porto

receita de bacalhau do porto

A Igreja Católica, na época da Idade Média, mantinha um rigoroso calendário onde os cristãos deveriam obedecer os dias de jejum, excluindo de sua dieta alimentar as carnes consideradas “quentes”. O bacalhau era uma comida “fria” e seu consumo era incentivado pelos comerciantes nos dias de jejum. Com isso, passou a ter forte identificação com a religiosidade e a cultura do povo português. O rigoroso calendário de jejum, onde durante mais de um terço do ano não se podia comer carne, foi aos poucos sendo desfeito, mas  a tradição do bacalhau se mantém forte nos países de língua portuguesa até os dias de hoje, principalmente no Natal e na Páscoa, as datas mais expressivas da religião católica.

Mas nem só de tradição religiosa vive o pescado. Ele também entra em um cardápio saudável devido ao seu baixo teor de gordura e por ser rico em proteínas de elevado valor biológico. Contém altos teores de vitaminas A, E, B6 e B12, sódio, cálcio, fósforo, magnésio e de Ômega 3. Além de suas propriedades nutricionais, o bacalhau é um ingrediente versátil. Com diversos tipos de cortes, ele pode ser preparado de muitas maneiras, resultando sempre em pratos saborosíssimos, como o Bacalhau do Porto.

INGREDIENTES

1kg de lombo de bacalhau
15 batatas bolinha lavadas com casca
15 mini cebolas descascadas
20 tomates cereja
12 ovos de codorna cozidos e descascados (opcional)
cerca de 2 xícaras de azeitonas pretas
8 dentes de alho com casca
2 folhas de louro
grãos de pimenta 
Azeite de oliva extra virgem 

MODO DE PREPARO

Dessalgue o bacalhau. Corte o lombo em postas de aproximadamente 3 dedos e deixe-os de molho numa tigela com água por 48 horas. Durante este período troque a água a cada 8 horas. Escorra e reserve as postas.
Cozinhe as batatas bolinha em água fervente por 20 minutos. Escorra a água e reserve as batatas.
Em uma panela grande de ferro que possa ir ao forno, coloque as batatas, os dentes de alho e as folhas de louro. Acrescente os tomates cereja e as cebolas. Por cima, disponha as postas de bacalhau e as azeitonas. Regue com bastante azeite.
Tampe a panela e leve ao forno preaquecido a 220°C por 45 minutos. Finalize com os ovos de codorna na hora de servir.

* confira nossa seleção de travessas para servir

Previous Post
21 de março de 2018
Next Post
21 de março de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts