Dicas

7 dicas para organizar calçados

Sejamos sinceros, quem não se rende a um sapato novo e lindo? Ok, ainda que você seja do tipo prático e não necessariamente um fanático por sapatos como a Carrie Bradshaw do seriado Sex and the City, sua pequena coleção também merece cuidado e organização e, dependendo de seu tamanho, ela pode oferecer uma dificuldade maior no armazenamento, principalmente em pequenos espaços.

Separamos algumas dicas para organizar, armazenar e limpar seus calçados:

1. Classifique os sapatos em categorias

Antes de começar a implementar qualquer nova solução ou esquema de armazenamento de calçados, organize seus sapatos em grupos. Primeiro, divida seus sapatos em duas categorias:

– Os sapatos que você usa o tempo todo
– Os sapatos que você usa com menos frequência

Os que você usa com menos frequência podem ser armazenadas no local menos acessível – na parte mais alta do armário, por exemplo.
Já os sapatos que você mais usa também devem ser agrupados para facilitar a organização: os de trabalho, de festa, de praia, etc. Pense na atividade que você usaria para cada par de sapatos para que, quando chegar a hora de ir para esse evento, saiba exatamente onde procurar.

organizador_sapato

2. Soluções de armazenamento

Algumas pessoas colecionam sapatos e talvez você seja uma dessas pessoas (nós não julgamos, fique tranquilo!). Se você é, então sabe que dizer aos entusiastas de sapatos que eles precisam reduzir sua coleção geralmente não resolve o problema. E, como os armários têm espaço de armazenamento limitado, talvez você realmente precise de uma solução de armazenamento. Pense no espaço que você dispõe e na melhor maneira de aproveitá-lo 100% – talvez prateleiras sejam uma opção, assim como organizadores de parede ou sapateiras. Você pode contar ainda com organizadores específicos que otimizam o espaço, mantendo o par junto porém em dois níveis, um acima do outro, sem no entanto deformá-los (clique aqui para ver o modelo!) – uma praticidade!

Antes de pensar na solução, calcule o espaço necessário para armazenar seus sapatos com segurança e então busque a melhor alternativa. Se espaço não for o problema, você pode optar por caixas ou manter seus sapatos lado a lado.

sapato

3. Caixas de sapato? Sim!

Como qualquer organizador profissional lhe dirá, é mais difícil escolher roupas e acessórios quando você não sabe para o que está olhando. Colocar tudo junto e sem organização faz com que seja impossível imaginar suas opções. Então, quando você estiver classificando seus sapatos, tente mantê-los o mais visível possível.

Se você estiver usando caixas de plásticos ou caixas específicas para sapatos, opte pelas opções transparentes.

Prefere reutilizar algumas das caixas de sapato que você já tem? Ok! Sem problemas. Cole uma foto dos sapatos do lado de fora de cada caixa. Esta ajuda visual facilita muito a localização e você poupa tempo na hora de escolher o look.

4. Nas alturas

Saltos altos vistosos – ou seja, os preferidos de Carrie Bradshaw – raramente são o tipo de sapato que você usa todos os dias. Mesmo que sejam, eles não se encaixam facilmente em qualquer organizador e, como são mais delicados, o melhor pode ser mantê-los em caixas na parte alta do armário (sempre com a foto colada na parte da frente). Agora, se você realmente é fã destes modelos, porque não exibí-los? Afinal, manter tanta beleza em uma caixa pode ser frustrante.
Se optar por deixá-los fora da caixa, mantenha-os na última prateleira e lembre-se de fazer a limpeza deles regularmente, a fim de eliminar poeira e mantê-los sempre perfeitos!

5. Mais espaço

Os organizadores de sapatos que ficam pendurados podem ser salva-vidas – principalmente para sapatos leves e casuais, já que você pode agrupar um par inteiro em um bolso. Eles podem ser utilizados na porta do armário, atrás da porta ou até na haste dos cabides. Prefira os modelos transparentes para facilitar a escolha na hora do uso.

6. Botas

Dependendo do seu comprimento, as botas tendem a cair e ocupar muito espaço desnecessário. Para mantê-las em forma (literalmente), você pode apelar para papel ou jornal mas o melhor mesmo é contar com suportes plásticos específicos para botas, desta forma você pode mantê-las na vertical ou armazená-las em caixas.

7. Limpeza

Manter seus sapatos protegidos vai além do armazenamento. A limpeza também é importante e faz com que seus queridinhos permaneçam lindos por muito mais tempo.

Sapatos de couro

Sejam eles botas ou sandálias, se o material for escuro, é possível limpar apenas com um pano de úmido. Mas antes disso, remova as sujeiras sólidas com uma escova de cerdas macias e depois passe o pano. Para secar, não deixe o seu calçado exposto no sol ou perto de um aquecedor, pois pode rachar a superfície. Depois aplique uma pequena quantidade de polidor, ou vaselina, ou óleo de amêndoas aplicados em uma gaze, lustre para dar brilho e hidratar o couro.

Já aqueles de couro em tons mais claros, como branco e bege, podem ser limpos com sabão neutro (de coco, por exemplo) e um pano úmido.

Com adereços

No caso de fivelas, correntes ou aplicações, evite que os enfeites entrem em contato com a água. Basta usar um pano seco ou uma escova macia.

Camurça

Esse material pode manchar se entrar em contato com a água. Sendo assim, remova marquinhas ou manchas com uma borracha escolar branca. Basta friccionar suavemente e retirar os fragmentos que restarem.

Se seus sapatos estiverem molhados, remova o excesso de líquido com uma toalha de papel e deixe-os secar naturalmente. Quando secarem, escove com uma escova macia.

E, se eles tiverem manchas, aplique talco sobre elas, esfregue, e deixe secar por algumas horas. Escove para finalizar.

Tênis

Quando eles mancharem, limpe-os imediatamente para ser mais fácil de tirar. Passe um pano com vinagre e esfregue gentilmente. Se o lugar for difícil de limpar, use uma escova de dentes. Para manchas menos problemáticas, um pouco de água morna e sabão (ou detergente) pode ajudar. Se ele deu uma raladinha, passe um pouco de base de esmalte. Depois de molhado, tire o excesso de água com uma toalha e deixe-os em um lugar arejado. Em locais fechados ele pode amarelar. Então, cuidado!

De plástico

Dissolva um pouco de sabão em pó na água e esfregue com essa mistura. Depois esfregue com Sapólio, mas com uma esponja bem macia senão pode riscar a superfície. Óleo de banana dá um brilho extra a sapatos de plástico. Aplique um pouco dele com algodão ou pano.

Sapatilhas

Passe um pano úmido e limpe a palmilha. Para a parte externa, uma bucha com água e sabão resolve. E se ela ainda assim tiver com odor, polvilhe bicarbonato de sódio ou antiséptico dentro.

Quer conferir nossas soluções para calçados? Clique aqui!

Previous Post
24 de julho de 2018
Next Post
24 de julho de 2018

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts