Dicas

10 dicas para o hambúrguer perfeito

Pode parecer fácil demais esquentar a grelha e fazer alguns hambúrgueres, mas há alguns pequenos truques e dicas a considerar antes de tentar criar aquela versão perfeita e suculenta, como todo bom hambúrguer deve ser. Alguns pontos chave são: a qualidade da carne, a temperatura, o tipo de pão e, para quem ousa ir além do clássico cheeseburger, a combinação de recheios.

1. Use carne de qualidade
A textura é algo tão importante quanto o sabor e misturar diferentes cortes de carne – o chamado blend – influencia na textura. Cortes como Fraldinha, Acém, Coxão Duro e Peito Bovino são grandes escolhas para os blends. Lembrando que todas devem ser muito bem moídas, juntamente com a gordura.

2. Proporção de gordura
Sim, a gordura é essencial para obter um hambúrguer perfeito, e a proporção considerada ideal é de 80% de carne para 20% de gordura – isso significa que se você for fazer 1kg de hambúrguer vai precisa de 800gr de carne (o blend todo) e 200gr de gordura, que pode ser da própria carne utilizada, como a da costela ou peito.

3. Moa a carne em casa
A dica é cortar a carne em cubos e colocá-la no freezer por uns 15 minutos, até ficarem firmes mas não congeladas e então moê-las em um moedor elétrico ou processador, com pulsos rápidos de 1 segundo até obter uma mistura homogênea (mas não um patê de carne!).

4. Faça uma pressão
Uma vez moldados os hambúrgueres, use o polegar para fazer uma depressão no centro de cada um deles. Isso evita hambúrgueres inchados no centro – à medida que a carne cozinha e se expande, a depressão magicamente desaparece, deixando hambúrgueres lindamente moldados e cozidos. A ligeira pressão também evita que o hambúrguer se contraia.

5. Frigideira? Sim!
Ok, hambúrgueres feitos na churrasqueira são a escolha de 10 entre 10 fãs do prato, mas nem sempre isso é possível, certo? É possível garantir aquela tão desejada crostinha também usando uma frigideira de ferro, que deve estar bem quente no momento de receber os hambúrgueres.

> CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE FRIGIDEIRAS DE FERRO

hamburguer_caseiro

7. Para grelhar, sem pressão!
A carne deve ser manuseada o mínimo possível, por isso, se você pegar uma espátula e pressioná-lo, os sucos serão expelidos e o resultado pode ser uma carne mais seca. Então, nada de ficar apertando o hambúrguer na frigideira! Dê a ele o tempo necessário.

8. Manteiga!
O pão de um hambúrguer perfeito deve sempre ser torrado e amanteigado. Passe uma camada generosa de manteiga e leve para a grelha. Isso faz com que o pão crie uma camada “impermeável” e não fique mole com os sucos da carne e dos recheios. Além disso, acrescenta uma nova camada de sabor que faz toda diferença. Uma dica de ouro, hein?

9. O ponto
Quer saber se o hambúrguer está no ponto? Nada de cortá-lo! Dá para checar o ponto com um termômetro de cozinha:
para mal passado: 50º a 55º C
ao ponto para mal passado: 55º a 59º C
ao ponto: 60º a 65º C
ao ponto para bem passado: 65º a 69º C
bem passado (não faça isso!): 70º a 100º

Se você não tem um termômetro, fique de olho no tempo! Para um hambúrguer de 180gr:

mal passado: 1min30 de cada lado
ao ponto para mal passado: 2min de cada lado
ao ponto: 2min30 de cada lado
ao ponto para bem passado: 3min30 de cada lado
bem passado: 4 a 5 minutos de cada lado

> CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE TIMERS

10. Deixe descansar
Depois de remover o hambúrguer da churrasqueira ou grelha, deixe esfriar por pelo menos cinco minutos. Esse método dá ao hambúrguer mais tempo para cozinhar por dentro. e também permite que os sucos no exterior sejam redistribuídos dentro do hambúrguer, permitindo o máximo de suculência quando você dá a primeira mordida.

hamburguer_caseiro

Uma boa dica nunca é demais…

Para derreter o queijo corretamente, use uma grelha com tampa – grelhe um lado do hambúrguer, vire-o e coloque rapidamente o queijo por cima. Tampe a grelha para que derreta. Outra boa dica é usar queijo ralado, que derrete melhor do que o fatiado.

Mantenha os hambúrgueres frios até a hora de ir para a grelha. Ao contrário de outras carnes que vão cozinhar melhor se trazidas à temperatura ambiente antes de grelhar, com o hambúrguer ele tende a ficar mais suculento se mantido refrigerado. Coloque os hambúrgueres em uma bandeja ou prato coberto na geladeira enquanto o grill aquece. Isso ajuda a manter mais gordura na carne.

Uma ajuda para moldar? Então veja o truque do chef Heston Blumenthal, do The Fat Duck da Inglaterra – ele descobriu que a carne moída moldada em formato de tubo funcionava bem para criar um hambúrguer suculento. Depois de formar o tubo de carne bem homogêneo, ele o cobre com filme plástico e o refrigera por meia hora, depois corta a carne em hambúrgueres como um chef de sushi faria. Genial, han?

* Quer uma versão vegana? Confira nossa receita aqui.

CONFIRA NOSSA SELEÇÃO DE ITENS INDISPENSÁVEIS PARA PREPARAR UM HAMBÚRGUER DELICIOSO.

Previous Post
16 de maio de 2019
Next Post
16 de maio de 2019

Os comentários estão desabilitados.

Related Posts